×
Loading ...

Tipos de ácidos que dissolvem ouro

Atualizado em 17 abril, 2017

Nenhum ácido sozinho pode dissolver o ouro. Essa é uma das razões que o ouro tem sido por muito tempo um metal precioso. Ele não corrói. No entanto, os íons de cloro livre combinados com um ácido forte pode dissolver o ouro. O ouro também tem afinidade com outros compostos que irá dissolvê-lo em soluções.

O ouro não pode ser dissolvido por nenhum ácido (Paul Katz/Valueline/Getty Images)

Ácidos fortes

Seis ácidos são considerados ácidos "fortes". Eles são o ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido clorídrico, ácido perclórico, ácido bromídrico e ácido iodídrico. Nenhum deles sozinho dissolverá o ouro, embora todos eles sejam perigosos para lidar sem precauções de segurança adequadas.

Loading...

Água regia

Água régia (água real) é uma mistura de dois ácidos fortes — três partes de ácido clorídrico em uma parte de ácido nítrico. A água régia não só retém as propriedades dos ácidos fortes, mas também libera o gás de cloro livre. É o cloro livre que se junta ao ouro de modo que forma os íons de cloreto de ouro (AuCl) que permite que ele se tornar solúvel.

Gás de cloro

Adicionar ouro à uma solução de água com gás de cloro também pode dissolvê-lo. Tal como acontece com a solução de água régia, os íons de cloro interagem com o ouro para formar íons de cloreto de ouro que vai dissolver. Esta reação não pode ser tão rápida como o procedimento da água régia, uma vez que não têm o forte efeito oxidante do ácido nítrico.

Métodos não ácidos

Existem compostos não ácidos, que também têm uma forte afinidade com o ouro e podem dissolvê-lo. Estes materiais são perigosos e não devem ser utilizados se não for treinado para usá-los. O cianeto de sódio ou cianeto de potássio facilmente desassociam e formam íons com as moléculas de ouro para dissolver o ouro. O mercúrio líquido é um dissolvente de ouro e pode ser utilizado para separar o ouro de uma rocha.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...