Tipos de aço para fazer facas

Escrito por d. laverne o'neal | Traduzido por edeburges maria mello de souza edeburges
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de aço para fazer facas
As facas possuem diferentes tipos de aço (knife image by dethchimo from Fotolia.com)

As facas requerem propriedades diferentes, de acordo com o uso pretendido. Por exemplo, facas de cozinha são pontiagudas e resistentes ao fogo, de acordo com ekniferwork.com. Por outro lado, facas militares possuem mais força nas lâminas, de acordo com o site The Official British Knife Collectors Guild. Os fabricantes de lâminas de facas atendem a essas exigências variadas com ligas de aço (feitas de carbono e ferro), que incluem elementos como crômio, magnésio, vanádio, manganês e níquel.

Outras pessoas estão lendo

Aço inoxidável Krupp 4116

A ThyssenKrupp, empresa alemã conhecida por fazer utensílios de cozinha e talheres, também produz aço inoxidável para indústrias médicas e farmacêuticas. O aço inoxidável Krupp 2116 contém um ''balanço de carbono e cromo, que lhe garante um alto grau de resistência à corrosão, além de características físicas de força e realização de ponta impressionantes'', de acordo com o ekniferwork.com. Esse aço inoxidável refinado é encontrado não somente em facas de cozinha, mas também em facas de caça.

CPM S30V

A Crucible fabrica o CPM S30V que surgiu em resposta à grande demanda da indústria por facas de aço com mais desgaste e resistentes à corrosão, segundo a eknifework.com. A liga é constituída por vanádio, crómio, molibdénio e carbono. O vanádio aumenta a versatilidade, enquanto o molibdénio protege contra a corrosão. Essa liga também é conhecida por ''excelente retenção de ponta'', de acordo com o site. Segundo o CrusaderForge.com, o processo pelo qual esse aço é feito, contribui para a sua durabilidade e resistência à corrosão. Ele diz que ''o processo CPM produz...estabilidade dimensional, mobilidade e resistência superiores'', em comparação aos outros tipos de aço convencionais produzidos. Esse tipo é frequentemente usado em facas militares ou táticas.

Aço de alto carbono SK-5

O SK-5 é fabricado no Japão. ele possui uma grande quantidade carbono e manganês. É conhecido por sua ''resistência à abrasão e uma lâmina mais forte com uma capacidade maior de exploração de borda", segundo o eknifework.com. O SK-5 é utilizado em facas de cozinha, de combate, táticas e facas de sobrevivência. Ele também é utilizado em ferramentas manuais, como serras e talhadeiras.

Aço de carbono 1055

Em algum lugar entre um aço de carbono médio e elevado, o aço de carbono 1055 possui um teor de carbono entre 0,5 e 0,6%, de acordo com o eknifer.com. O único elemento incluso é o manganês, a uma concentração entre 0,6 e 0,9%. O 1055 é um aço de carbono muito resistente, no entanto, seu teor inferior de carbono o torna menos frágil do que um material de alto teor da substância. Esse é um aço forte e resistente a impactos, e os fabricantes o utilizam como adagas de arremesso e até mesmo como espadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível