Mais
×

Tipos de aço para lâminas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há vários séculos já se fabrica aço para lâminas. O desenvolvimento dos tipos de aço, desde o inoxidável até as experiências de artesanato que envolviam técnicas de condicionamento de aços semelhantes ao Damasco, ampliou as variedades de aço disponíveis para fabricação de todos os tipos de lâminas e para quase todos os propósitos. Algumas lâminas são mais resistentes à corrosão e a manchas, enquanto outras são mais fortes, mas menos duráveis.

Há vários tipos de aço disponíveis, de gradações variadas, adequadas a usos variados (three blades image by jimcox40 from Fotolia.com)

154CM

Esse é um tipo de aço inoxidável desenvolvido nos Estados Unidos. Ele foi originalmente projetado para o uso em turbinas de aviões a jato, mas também é excelente para a fabricação de facas e outras armas. Como todo aço inoxidável, o 154CM resiste à corrosão e mantém bem o fio ao longo de toda a vida útil da lâmina.

440C

As lâminas são muitas vezes fabricadas com o 440C, que é conhecido por sua resistência à corrosão e dureza intermediária (56-59 Rc). O aço 440C preserva o fio tão bem quanto qualquer outro aço inoxidável e é mais fácil de se afiar que a maioria deles, devido ao fato de não ser muito duro.

ATS-34

Esse aço inoxidável é feito principalmente no Japão. É semelhante ao 154CM e ganhou fama por ser uma alternativa de melhor qualidade ao 440C. No entanto, o ATS-34 não resiste tão bem à corrosão, contém uma proporção de 1,04% de carbono e corta melhor quando endurecido a 59-61 Rc.

AUS-8

A lâmina do AUS-8 se caracteriza pelo baixo teor de carbono. Esse aço é altamente resistente à corrosão (mais do que a maioria dos outros tipos de aço) e a quebras. Sua principal desvantagem é seu baixo teor de carbono, que não permite que ele mantenha o fio por muito tempo. É necessário afiar muito frequentemente, o que faz a lâmina durar menos em relação aos outros aços inoxidáveis.

AEBL

Esse tipo de aço se encontra entre os mais fáceis de se lustrar e dar brilho, devido à sua baixa resistência à retificação. Esse aço é principalmente usado para a fabricação de facas de cozinha e de outras lâminas pequenas, pois é difícil dobrá-lo para obter lâminas maiores e mais grossas. Ele também tem sido usado como um componente da fabricação de lâminas de aço Damasco e é conhecido por ser fácil de se trabalhar.

D2

O D2 é um aço de elevado teor de carbono. Sua resistência ao desgaste é virtualmente incomparável, assim como sua capacidade de manter a ponta e o fio. Os problemas começam a aparecer ao analisar a dureza, pois ele não dura tanto quanto os outros e tem muito pouco cromo (no máximo 1% de sua composição) para ser considerado um aço inoxidável. Isso significa que ele é mais suscetível à corrosão e a manchas do que os outros tipos de aço.

O aço Damasco

O aço Damasco é na verdade vários tipos de aços dobrados entre si. Esse modo de fabricação de lâminas se limita a trabalhos artesanais que precisam de um condicionamento ácido que expõe as dobras da lâmina e revela os vários componentes do aço. Seus pontos fortes são a sua durabilidade e o seu fio, embora as lâminas feitas dessa maneira muitas vezes sejam bem caras.

H1

Quem precisa de uma lâmina que nunca vá se quebrar ou corroer não precisa de nada mais nada menos que o aço H1. Esse tipo de aço ganhou importância por causa de sua durabilidade sem igual. No entanto, mantê-lo afiado é um problema, pois ele tende a se desgastar mais rapidamente que os outros tipos do metal.

M2

O M2 é um aço para máquinas e ferramentas utilizado para fazer cortadores e serras industriais. As lâminas de M2 são conhecidas por serem excepcionalmente afiadas e resistentes ao desgaste. No entanto, elas se corroem muito facilmente. O M2 não é recomendado para fabricar facas ou para projetos grandes, pois pode se tornar quebradiço se afinado demais.

S30V

O S30V é um aço premium desenvolvido nos Estados Unidos, utilizado principalmente para fazer lâminas. Esse aço mantém bem o fio e é bem resistente à corrosão. Isso se deve ao seu elevado teor de carboneto de vanádio em vez de cromo, o que normalmente não é associado às lâminas de aço inoxidável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article