Lazer e cultura

Tipos de afinação de guitarra

Escrito por matthew anderson | Traduzido por joan diaz

A afinação padrão de uma guitarra de seis cordas é E-A-D-G-B-E, mas muitas canções precisam de uma afinação diferente. Elas permitem que os músicos toquem algumas progressões de acordes e riffs de maneira mais fácil. De modo geral, é muito mais difícil tocar as músicas que usam estas afinações alternativas na afinação padrão.

Outras pessoas estão lendo

Afinação padrão

A maioria dos guitarristas está acostumada com a afinação padrão E-A-D-G-B-E. Essa afinação é a mais comum e é usada na maioria dos estilos. Os intervalos entre as cordas usados na afinação padrão podem ser mantidos, mas altera-se o tom. Ao afinar cada corda em um número igual de tons para cima ou para baixo, é possível usar os mesmos acordes e padrões de escala, mas usando um tom mais grave (ou mais agudo). O mesmo padrão de acordes abertos para tocar uma música em Lá menor pode ser usado para tocar a mesma música em Sol menor se todas as cordas forem afinadas um tom abaixo. Da mesma maneira, um capo-traste colocado sobre uma das casas vai aumentar o tom.

Afinação em Drop

As afinações em drop diminuem o tom da sexta corda em relação às outras. A afinação em drop mais comum é a Drop-D, cujas notas são D-A-D-G-B-E. Estas afinações são mais usadas por guitarristas clássicos, de rock e heavy metal. São mais usadas para tocar músicas em Ré, pois a corda Ré mais grave pode ser tocada aberta para se obter uma nota mais grave, como se fosse um baixo tocado na guitarra. Alguns guitarristas também podem usar o Drop-D como base e afinar a guitarra alguns tons abaixo para tocar sons ainda mais graves.

Afinações abertas

Uma afinação aberta é qualquer afinação que forma um acorde, o que permite ao guitarrista tocar um acorde com as seis cordas abertas. Normalmente são usados os acordes maiores ou menores, mas também é possível usar um acorde mais complexo. A afinação mais comum deste tipo é a em Sol aberto (D-G-D-G-B-D). Os guitarristas que usam slides costumam usar esta afinação, pois precisam formar acordes em uma só casa devido à forma da técnica. Keith Richards, dos Rolling Stones, é um dos guitarristas famosos que usam esta afinação. Ela permite que ele faça trocas de acordes que são fisicamente impossíveis de se fazer na afinação padrão. Esta afinação permite que o acorde inicial seja formado com o dedo indicador fechando um único traste. Assim, os outros três dedos ficam livres para fazer trocas rápidas de acordes.

Afinações instrumentais

Afinações instrumentais imitam o intervalo entre cordas de outro instrumento. Estas afinações permitem que o guitarrista toque como se fosse outro instrumento. Por exemplo, um violino de seis cordas tem a afinação F-C-G-D-A-E. Geralmente, estas afinações são em oitavas diferentes das do outro instrumento, devido às características peculiares da guitarra.

Afinações de intervalo

A afinação padrão de uma guitarra tem uma quarta perfeita entre as cordas. Só o intervalo entre a terceira (G) e a segunda (B) corda que é diferente: é uma terceira maior. Um método diferente de afinar a guitarra é usar um mesmo intervalo para todas as cordas. Pode ser qualquer intervalo, exceto uma oitava ou uníssono, que deixaria todas as cordas com a mesma nota. Se a afinação padrão fosse feita apenas com quartas perfeitas, ela ficaria E-A-D-G-C-F.

Outras afinações

Qualquer combinação de seis notas pode ser usada em uma afinação de guitarra. Existem várias afinações que não se encaixam nos tipos definidos acima. Como um exemplo, temos a afinação drone, em que todas as cordas tem o mesmo tom (D-D-D-D-D-D). A afinação 4-20 é outro exemplo, com a guitarra afinada em D-A-D-D-A-D. Esta última não é considerada aberta porque tem apenas duas notas diferentes. Para se ter uma afinação aberta, é preciso que as notas formem um acorde, e para isso é preciso ter pelo menos três notas diferentes.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media