×
Loading ...

Tipos de agulhas e alfinetes e seus respectivos usos

Atualizado em 14 agosto, 2018

Existem muitos tipos de alfinetes e agulhas que podem ser utilizados em projetos de artesanato. Use diferentes tipos de agulhas de máquina de costura para criar mantas, costuras duplas e outros projetos. As agulhas são úteis para bordar à mão ou fazer crochê. As agulhas de conserto servem para toda classe de material e as de tricô vêm em dois tipos. Os alfinetes têm versões para mantas, revestidas em níquel e para patchwork.

Agulhas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Agulhas para máquina de costura

Existem muitas agulhas para máquina que permitem fazer costuras retas ou decorativas para quilting. As agulhas de olhal duplo permitem fazer quilting e projetos similares. As agulhas duplas (duas agulhas sobre uma base) permitem fazer costuras duplas, da mesma cor ou de cores diferentes.

Loading...

Agulhas para costura manual

As agulhas com olhal grande são utilizadas em projetos de costura de alinhavo ou crochê com padrões consistentes em blocos que devam ser unidos. As agulhas de quilting permitem obter costuras uniformes nessa atividade.

Agulhas para estofamento

As agulhas desse tipo geralmente estão disponíveis em kits que, na maioria dos casos, incluem uma agulha curva grande e outras menores, que você pode usar em áreas pequenas sem remover o produto para reparações. Por exemplo, é possível estofar assentos de carros e móveis e fechar brechas sem remover o tecido. Agulhas desse tipo geralmente são usadas para reparar lonas, carpetes, móveis estofados e velas (de embarcações) de todos os tipos.

Agulhas de tricô

As agulhas de tricô estão disponíveis em muitos tipos e tamanhos, o que permite escolher o melhor tamanho para projetos pequenos ou grandes. Você também poderá usar agulhas de tricô que consistem em duas agulhas unidas por uma peça de plástico para segurar o projeto. As agulhas mais curtas desse tipo são usadas para fazer mantas de bebê e cobertores formados por peças individuais que devem ser costuradas.

Alfinetes para colcha

Os alfinetes desse tipo normalmente têm uma bola na ponta e são vendidas em diferentes tamanhos. Escolha um tamanho que permita segurar todas as camadas do material a trabalhar, para evitar que o alfinete saia.

Alfinetes revestidos de níquel

Os alfinetes desse tipo seguram os materiais finos, como seda e chifon, sem puxá-los nem rasgá-los na hora de costurar. Os alfinetes normais, no entanto, podem puxar alguns fios soltos e acabar rasgando o produto terminado.

Alfinetes para patchwork

Esse tipo de alfinete é extremamente fino e passa facilmente através de um tecido. O tamanho normalmente é pequeno e o alfinete permite segurar peças pequenas de patchwork, apliques e outros tecidos decorativos de maneira temporária antes de costurá-los definitivamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...