Mais
×

Que tipos de amperímetros existem?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um amperímetro é um dispositivo que mede corrente elétrica. Existem três tipos básicos: os de bobina móvel, os de ferro móvel e os digitais.

Um amperímetro analógico (Royalty free photo by Philip MacKenzie)

História

Os amperímetros de ferro móvel e de bobina móvel foram inventados baseados nos princípios estudados pelo físico dinamarquês Hans Christian Oersted, em 1820. Seu desenvolvimento continuou através dos séculos 19 e 20 até a década de 80, quando o amperímetro digital foi criado.

Funcionamento básico dos amperímetros eletromecânicos

Em ambos amperímetros, de bobina móvel e de ferro móvel, uma corrente elétrica é utilizada para criar campo magnético, que por sua vez faz uma peça móvel do amperímetro se deslocar. O deslocamento move uma agulha através do display, o qual indica a medida da quantidade de corrente.

Amperímetros de bobina móvel

Em um amperímetro de bobina móvel o imã estimula uma bobina que possui polaridade oposta, repelindo-a. Esse tipo de amperímetro possui uma graduação linear em seu display.

Amperímetro de ferro móvel

Em um amperímetro de ferro móvel, dois pedaços de ferro são alojados dentro de uma bobina, a qual se magnetiza e faz os pedaços de ferro repelirem-se mutuamente. O resultado é uma medição não linear e arqueada.

Amperímetros digitais

Um amperímetro digital não possui partes móveis, ao invés disso, mede a queda de tensão proporcional em um leitor dentro do aparelho. Esses equipamentos são muito mais precisos do que os amperímetros com partes móveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article