Conhecimento

Tipos de análise de pesquisa e estudos descritivos

Escrito por pat martin | Traduzido por reinaldo pereira elisei
Tipos de análise de pesquisa e estudos descritivos

Pacotes de software estatístico analisam estatísticas descritivas buscando correlações

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Tipos de análise de pesquisa e estudos descritivos são experimentos quantitativos, semiexperimentos, estudos correlacionais e estudos comparativos. Pesquisa quantitativa capitula volumes de estatísticas descritivas, que meramente descrevem dados. Estatísticas inferenciais supõem probabilidade de correlação de dados, que não é necessariamente casualidade. Estatísticas inferenciais generalizam da amostra de pesquisa para uma população mais ampla. Pacotes de software estatístico processam as estatísticas descritivas produzindo informações sobre as relações dentro dos dados e do grau de precisão do resultado.

Outras pessoas estão lendo

Preparação dos dados

Um dicionário de dados é parte de sua metodologia de pesquisa. O projeto de seu dicionário ou livro de códigos lista o nome de cada variável, com descrição, formato -- numérico, alfanumérico ou alfabético --, data de obtenção, identificadores individuais ou grupais, localização dos dados no banco de dados e notas. Dados descritivos vindos de pesquisas, teoria baseada em códigos, pré-testes e pós-testes, ou outro tipo de design experimental são checados para averiguar precisão e completude. Os dados são registrados em um banco de dados e um pacotes de análise estatística, Pacote Estatístico da IBM para Ciências Sociais (SPSS) ou o Sistema de Análise Estatística (SAS) da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Estatísticas inferenciais

Pesquisas experimentais e semiexperimentais comparam dois grupos: um grupo de controle e um grupo experimental ou resultados de pré-testes ou pós-testes da mesma amostra. O teste inferencial mais simples é se há uma diferença entre os dois grupos, ou entre os resultados dos pré-testes e pós-testes. Outro teste inferencial simples é a comparação entre a média dos resultados. Por exemplo, a média das notas de matemática de um grupo de alunos antes e depois de completar um programa computadorizado de estudo indica se a perícia deles aumentou. Um teste compara a diferença entre os dois grupos. Análises de variância, regressão, escalas e agrupamento são outros métodos de análise estatística inferencial.

Estatísticas descritivas

Estatísticas descritivas descrevem cada variável e a distribuição, tendências centrais e dispersão de cada variável. Distribuição é a extensão de cada variável e a frequência de sua ocorrência. Gráficos e tabelas mostram a distribuição de dados. Tendências centrais são a média, a moda e a mediana. Dispersão é a distância de um ponto à partir da tendência central. A variação é calculada como a diferença desse ponto até a média, moda ou mediana. A divergência padrão é calculada subtraindo a média dos números do próprio número. A variação é o valor menos a média ao quadrado, dividida pelo número de variáveis menos um. A raiz quadrada da variação é a divergência padrão.

Conclusão

A conclusão de um estudo de pesquisa quantitativa implica relações dentro dos dados. Estatísticas descritivas determinam a precisão da conclusão. Se os dados forem internamente e externamente válidos e os construtos do estudo são válidos, a conclusão é provavelmente precisa. Possíveis conclusões se perguntam se uma hipótese é verdadeira ou falsa. Relações casuais dentro dos dados são calculadas para alcançar um grau de precisão e confiabilidade. Se a melhoria devido ao estudo computado é pronunciada, é mais fácil determinar o benefício do estudo, mas a melhoria poderia ser devido a outra variável, tal como diferentes questões no teste. Melhorias medianas ocorrem por acaso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media