Tipos de animais escavadores

Escrito por heather thomas | Traduzido por felipe mendonça
Tipos de animais escavadores
Muitos animais criam tocas para se abrigar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os animais cavam por uma grande variedade de razões, tais como aninhamento, hibernação, alimentação e calor. Alguns animais chegam a tirar proveito de tocas que os outros animais fizeram, não tendo assim o trabalho de cavar uma. Algumas espécies usam apenas suas tocas como uma oportunidade para emboscar sua presa inocente. Os animais escavadores estão representados em todas as classes do reino animal.

Mamíferos

Muitos mamíferos vivem em tocas. Entre os mamíferos escavadores mais comuns o continente americano, podemos citar os ratos, as toupeiras, as marmotas, os texugos e os esquilos. As tocas construídas não servem apenas como um lar para essas criaturas, mas também beneficiam o meio ambiente, por arejar o solo. Esses animais também ajudam a fertilizar o solo, deixando seus excrementos e restos de materiais abaixo do solo, e incentivam o crescimento das plantas, depositando sementes ao longo de seus túneis subterrâneos. Uma vez que muitos deles são presas, as tocas também oferecem proteção contra predadores que não tenham o hábito de cavar.

Répteis

Os répteis são animais ectotérmicos, ou seja, de sangue frio. Devido a isso, eles dependem de seu ambiente para fornecer o calor necessário para manter as funções do corpo, como a digestão, a circulação, a respiração e a reprodução. A temperatura subterrânea é muito mais constante do que na superfície, tornando o entocamento de répteis algo bastante comum. Muitas cobras e lagartos passam longos períodos no subsolo para se aquecerem ou para evitar serem comidos. Os quelônios de forma geral não vivem no subsolo, mas fazem seus ninhos e colocam seus ovos sob a terra; infelizmente, isso nem sempre detêm os predadores que acabam localizando e comendo seus ovos e filhotes.

Anfíbios

Anfíbios precisam de umidade para que a sua pele lisa e sem escamas não seque. Os níveis de umidade são mais elevados sob a superfície do solo; por esta razão, a maioria dos anfíbios passa a maior parte do seu tempo debaixo de pedras ou troncos, ou em tocas rasas. As rãs, os sapos e as salamandras conseguem manter os níveis de umidade ideais ficando no subsolo.

Peixes

Os peixes usam suas nadadeiras para mover a areia do fundo do oceano afim de de cobrirem. O feito proporciona uma camuflagem valiosa, que lhes permite permanecer invisível aos predadores. O fato de se enterrar na areia também os torna invisíveis para suas presas. Quando uma presa desavisada passa perto de um predador camuflado na areia, o predador surge do nada e a apanha com a boca. Dentre os peixes que utilizam essa camuflagem natural podemos citar o linguado, o peixe Goby e vários tipos de arraias.

Pássaros

Enquanto as aves são tipicamente associadas com as árvores e com o voo, existem algumas aves que constroem seus ninhos e criar seus filhotes no subsolo, ou em tocas escavadas nas paredes do penhasco. Dentre essas podemos citar os martins-pescadores, o rolieiro-europeu, os pica-paus-da-terra e as corujas-buraqueiras.

Tipos de animais escavadores
Essas aves constroem seus ninhos nas faces dos paredões (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível