×
Loading ...

Tipos de antílope africano Oryx

Atualizado em 21 novembro, 2016

No mundo inteiro, existem três espécies de antílope Oryx, ou órix, duas das quais são encontradas na África, e um terço vive na Arábia. Das duas espécies africanas, uma possui três subespécies cuja aparência difere ligeiramente, assim como seu hábitat natural. O órix é um membro da família Bovidae que também contém animais de fazenda domésticos, como o gado bovino, caprinos e ovinos.

O galengue-do-deserto é apenas uma das três subespécies de órix (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Órix do chifre em cimitarra

O órix do chifre em cimitarra, ou órix-cimitarra, é uma grande espécie de antílopes. Atinge mais de 1,20 m de altura no ombro, 2,25 m de comprimento e pesa até 208 kg. A cor do animal é principalmente branca, sendo marrom-avermelhado no pescoço e em partes da face. Possui dois longos chifres curvos no alto da cabeça. Costumava ser encontrado no Egito, Senegal e Chad, mas em maio de 2011 passou a fazer parte da lista de animais selvagens extintos. Um programa de reintrodução está em andamento na Tunísia para liberar os animais nascidos em cativeiro.

Loading...

Órix do leste africano

O órix do leste africano, o órix-africano, é um pouco menor que o órix-cimitarra. Atinge 1,20 m no ombro, pouco menos de 2,10 m de comprimento e pesa até 200 kg. Sua pelagem é marrom-acinzentada, branca no estômago e com marcas negras na face, flancos e joelhos. Possui chifres longos e retos no alto da cabeça que alcançam até 1,20 m de comprimento. Vive em campos abertos de gramíneas, no deserto e nas savanas do leste africano.

Galengue-do-deserto

O galengue-do-deserto, ou órix sul africano, é uma subespécie da variedade do leste africano. Atinge mais de 1,20 m no ombro, mais de 1,80 m de comprimento e pesa até 240 kg. Sua pelagem é marrom-acinzentada com estômago branco e listras pretas nas pernas, face e laterais do estômago. A espécie vive no sudeste africano em bosques, assim como em hábitats mais áridos do deserto. Como todas as espécies de órix, é totalmente herbívoro.

Órix de orelha franjada

O órix de orelha franjada, ou órix-beisa, é a terceira subespécie do órix do leste. Atinge mais de 1,20 m no ombro, pouco menos de 1,80 m de comprimento e pesa até 210 kg. Como as duas outras subespécies, possui chifres longos e retos no alto da cabeça que alcançam 1,80 m de comprimento. Seus padrões de cores são semelhantes aos das outras subespécies. Vive em uma pequena área que inclui a Tanzânia e o sul do Quênia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...