Tipos de articulações encontradas nos joelhos e nos cotovelos

Escrito por clifton watson | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de articulações encontradas nos joelhos e nos cotovelos
Cuide bem de seu joelho, pois ele é uma articulação muito complexa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A articulação é a parte do seu corpo onde dois ou mais ossos se encontram e são ligados uns aos outros. Dependendo do tipo de articulação, os ossos podem ser autorizados a mover-se livremente, só um pouco ou a não se moverem. Os cotovelos e os joelhos são duas das articulações mais complexas do corpo humano.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de articulações

Existem três tipos principais de articulações: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. As articulações fibrosas não permitem qualquer movimento e são encontradas em sua coluna, no ponto em que ela se conecta ao crânio e à pélvis. As articulações cartilaginosas ocorrem onde os ossos são ligados uns aos outros através de cartilagem, que permite um pouco mais de movimento, como é o caso das costelas, por exemplo. O último tipo de articulação é a sinovial. Essas articulações permitem a maioria dos movimentos. O líquido sinovial, contido em sacos na articulação, lubrifica os ossos e lhes permite girar e dobrar um contra o outro. Todas as suas partes móveis, incluindo os joelhos e os cotovelos, são articulações sinoviais.

Conhecimento básico sobre o cotovelo e o joelho

Os cotovelos e os joelhos não são tão simples como podem parecer. O joelhos, por exemplo, são a união e o movimento cooperativo de quatro ossos diferentes. Eles são também uma das partes do corpo mais suscetíveis de serem lesionadas durante acidentes ou atividades extenuantes. As articulações do cotovelo são compostas de três ossos e, embora elas não sejam tão suscetíveis a lesões como o joelho, ainda é aconselhável tentar protegê-las de danos.

As articulações do joelho

O joelho é um tipo de articulação sinovial que permite uma grande quantidade de movimentos. Mais especificamente, ele é uma articulação dobradiça. Esse tipo de articulação age como a dobradiça de uma porta e permite que sua perna se dobre. O joelho é o ponto onde o fêmur se encontra com a tíbia e a fíbula. A patela é um pequeno osso que fica no topo dessa junção e desliza ao longo da parte inferior do fêmur quando sua perna se dobra. Ela também é chamada de rótula.

As articulações do cotovelo

Como o joelho, a articulação do cotovelo é sinovial, classificada como uma articulação do tipo dobradiça. Ela permite que você estenda seu braço para fora ou dobre-o para dentro. A articulação do cotovelo é a reunião de três ossos, o úmero, a ulna e o rádio. O úmero é seu braço superior, enquanto a ulna e o rádio formam seu antebraço. O cotovelo contém mais do que apenas a articulação dobradiça onde o úmero e a ulna se encontram. Uma articulação úmero-ulnar entre o raio e o úmero permite a movimentação da mão. Por fim, uma articulação de rotação ocorre onde o raio se encontra com a ulna e permite que esses dois ossos torçam-se ligeiramente em torno de cada um.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível