Tipos de avaliação para alunos de Inglês

Escrito por roger delvenado | Traduzido por aline elias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de avaliação para alunos de Inglês
A avaliação é uma ferramenta educacional importante nas aulas de Inglês (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Para os educadores, avaliar o progresso dos alunos é tão necessário quanto planejar atividades envolventes ou lições sobre temas importantes. Sem avaliação, os professores não têm como saber qual tipo de ajuda seus alunos necessitam e também, através da avaliação, podem medir o progresso do estudo. Isso é verídico nas aulas de Inglês (como segunda língua), bem como nas de um único idioma. Há muitas opções para os professores de Inglês escolherem quando forem avaliar a compreensão de seus alunos.

Outras pessoas estão lendo

Avaliação das necessidades

A fim de planejar currículos e desenvolver atividades que serão úteis e benéficas aos alunos de Inglês, é necessário, primeiramente, saber quais são os objetivos do aluno e suas habilidades linguísticas. De acordo com o Center for Adult English Language Acquisition, avaliar as necessidades é uma ferramenta que os educadores podem usar para conhecer as habilidades dos alunos e a alfabetização que já podem ter, as habilidades e proficiências que querem desenvolver e os contextos aos quais geralmente usam as habilidades de Inglês. As avaliações das necessidades devem ser feitas de forma contínua, pois informam o desenvolvimento e sua capacidade de expandi-los.

Avaliação de portfólio

De acordo com o Education Alliance LAB da Brown University, a avaliação é uma parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação de portfólio, assegura a Alliance, envolve analisar e avaliar os vários exemplos de trabalho de um aluno, avaliando as proficiências e áreas nas quais há problemas. Os estudantes de Inglês não têm muito contato com avaliação de portfólio por causa das habilidades limitadas que são percebidas, mas, segundo a Alliance, devido ao portfólio envolver uma grande variedade de trabalhos baseados em critérios pré-determinados, todos estudantes podem se beneficiar desse tipo de avaliação.

Testes com lacunas

Existem muitas maneiras diferentes de avaliar as capacidades de um estudante de Inglês. Exercícios com lacunas mostram um indicador da proficiência de escrita, leitura e vocabulário do aluno. Consiste em frases com espaços em branco de palavras que foram retiradas. Os alunos devem escolher a palavra apropriada para preencher o espaço. Esses exercícios têm uma grande variedade de aplicações, desde testar o vocabulário até aperfeiçoar as habilidades de compreensão escrita e lógica dedutiva. Um exemplo de atividade é usar uma música conhecida pelos alunos e remover as palavras chaves para que eles sejam capazes de preencher.

Outras avaliações para os estudantes de Inglês

Exercícios de ditado, tirinhas de histórias em quadrinhos, exercícios de múltipla escolha e avaliações escritas são exemplos dos diferentes tipos de avaliações adequadas para os estudantes de Inglês. Exercícios simples de ditado requerem que o aluno escreva uma passagem lida pelo professor. Eles oferecem uma avaliação das habilidades de oralidade e escrita dos alunos. As tirinhas de histórias em quadrinho exigem que os alunos organizem uma passagem curta na ordem correta depois de ter sido desmontada e reorganizada. Esse exercício testa a compreensão de leitura e a consciência narrativa. Os exercícios de múltipla escolha e de escrita são bons para avaliar as habilidades de leitura, a compreensão escrita e o vocabulário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível