Que tipos de bactéria são encontrados na água da torneira?

Escrito por sandra parker | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Água de torneira, mesmo as tratadas e consideradas segura para o consumo humano, ainda contém certos tipos de bactérias. Estas podem ser separadas em um de vários grupos: bactérias de ferro, de enxofre e coliformes, sendo estes últimos os mais comuns.

Outras pessoas estão lendo

Bactérias de oxidização de ferro

Bactérias do ferro são consideradas as mais abundantes dos dois tipos bacteriais, pois há uma grande quantidade de ferro dissolvido na água corrente de torneira. Estas bactérias também são conhecidas como agentes oxidantes pois combinam ferro com oxigênio para formar uma substância parecida com ferrugem que cobre o lado interno das tubulações e que pode causar entupimento das mesmas. Esta substância não causa males se consumida, porém, tem um mal cheiro e a maioria das pessoas não gosta de sua presença. Este resíduo bacterial pode multiplicar-se com uma proporção alarmante se as condições forem boas para a reprodução bacterial. Infecções por bactérias do ferro são caracterizadas pela água corrente com cor de ferrugem, manchas cor de ferrugem nos banheiros e água mal-cheirosa saindo das torneiras, especialmente depois de longos períodos de desuso.

Bactérias de oxidação de enxofre

Bactérias do enxofre podem ser separadas em duas subespécies de bactérias: oxidantes e redutores de enxofre. Os oxidantes fazem essencialmente a mesma coisa que os oxidantes de ferro, combinando o enxofre com o oxigênio para produzir uma camada que causa problemas no encanamento.

Bactérias de redução de enxofre

Redutores de enxofre fazem um serviço totalmente diferente. Eles são bactérias anaeróbicas que se proliferam em ambientes sem oxigênio. Estas bactérias quebram compostos de enxofre e produzem sulfeto de hidrogênio extremamente mal-cheiroso. Este tipo de bactéria é bem mais comum que as oxidantes de enxofre. Os sintomas das duas infecções de bactérias de enxofre incluem um cheiro de ovo podre e uma camada de uma substância preta, similar às bactérias oxidantes de ferro.

Infecções

Em ambos os casos, é possível que a gosma e/ou o cheiro que vem junto das infecções bacteriais só se manifestem quando água quente corre. Isto indica que a infecção está ocorrendo no aquecedor. Se os sintomas só se manifestam quando é dada a descarga, então o tanque deve ser o suspeito. Se os sintomas ocorrem de maneiras não específicas, o problema é mais sistêmico.

Bactérias coliformes

Bactérias coliformes são outra espécie de bactéria que pode infectar a água para consumo. Estes tipos de bactéria ocorrem naturalmente nos intestinos de animais de sangue quente e são excretados pelas fezes. Este tipo de bactéria inclui espécies que causam doenças e outras que não causam nada. O E. coli é uma das bactérias coliformes mais conhecidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível