Tipos de blocos de concreto

Escrito por emily beach | Traduzido por erica priscila de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de blocos de concreto
Construindo com blocos de concreto (Concrete Block Wall Under Construction image by steverts from Fotolia.com)

Bloco de concreto é um material de construção feito de cimento Portland, areia, água e agregados. Ele é usado no lugar do tijolo vazado para construir paredes, rodapés, fundações e muitas outras estruturas. O bloco de concreto está disponível em diferentes tipos, de acordo com uma variedade de aplicações.

Outras pessoas estão lendo

Características

Blocos de concreto são, normalmente, vendidos em padrão de retângulos de 20 cm por 20 cm, com 40 cm de comprimento. Eles, geralmente, são 10 cm menores do que suas medidas dadas, o que permite espaço para aplicação de argamassa. Esses blocos podem ser sólidos ou de núcleo oco, com unidades ocas que oferecem menor resistência a peso. Blocos de tijolo também são conhecidos como blocos de alvenaria.

Tipos

Os padrões de blocos de concreto vêm em duas ou três variedades centrais. Os cantos de cada bloco estendem-se, ligeiramente, além da face para ajudar a esconder a argamassa na parede acabada. Blocos de canto e de finalização não têm essas bordas extensas, que produzem uma aparência suave nas bordas e interseções. Unidades de faixas são pré-cortadas para caber em torno das janelas, e unidades molduradas são igualmente pré-cortadas para acomodar as imagens da porta. Blocos de nivelamento têm uma camada superior destinada a esconder os núcleos, e as unidades de cabeçalho são concebidas para se encaixar na parte superior de uma abertura de janela.

Aparência

Esses blocos podem ser lisos ou ambíguo. Um bloco ambíguo tem uma superfície áspera, que acrescenta textura a um edifício, embora esse tipo de bloco seja muito mais caro do que as unidades lisas. Os blocos podem ser coloridos com pigmentos ou corantes e, também, ser curvados nas extremidades para melhorar a aparência. Blocos envidraçados possuem revestimento de porcelana, que os torna adequados para aplicações em lugares de propensa umidade, como sanitário.

Instalação

Ao instalar blocos de concreto, o construtor deve decidir se vai usar uma técnica reforçada ou não reforçada. Instalações de blocos reforçados usam vergalhões de aço colocados no interior dos núcleos de cada bloco, para ajudar a aumentar a resistência e a durabilidade. Unidades não reforçadas não usam vergalhões de aço e não duram tanto tempo como as outras unidades.

O bloco de concreto é instalado sobre uma base de tijolos e requer o uso de argamassa de alvenaria entre cada linha de blocos. As articulações de cada linha são escalonadas para criar uma estrutura mais estável. Os blocos são cortados com um martelo e cinzel de alvenaria para caber em cada linha.

Benefícios

O bloco de concreto oferece um número de vantagens quando usado ​​para construir paredes, bases e outras características. É altamente resistente ao fogo, insetos e mofo, e espera-se durar por muitos anos, com pouca ou nenhuma manutenção. Esse material é muito mais econômico do que o concreto derramado. Também pode ser instalado mais rapidamente, o que pode reduzir o trabalho e os custos associados com o equipamento de instalação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível