on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de bolas de gude

Atualizado em 17 abril, 2017

As bolas de gude podem virar um grande tesouro, sendo passadas de geração em geração, encontradas ou ganhadas em qualquer um dos inúmeros jogos que existiram ao longo dos anos. A maioria dos nomes ou apelidos para elas se baseia na aparência ou no material de confecção.

Ter vários tipos de bolas de gude torna mais interessante colecioná-las e dá opções para vários jogos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Ágatas

Essas bolas de gude na verdade eram feitas de um tipo de quartzo chamado ágata, o que significa que possuem camadas de cores brilhantes. As ágatas são frequentemente usadas como atiradoras e vêm em diversos tamanhos. As do início do século 20 têm cor e design de elementos reais de bolas de gude. Os modelos posteriores eram frequentemente tingidos para melhorar a cor.

Loading...

Bolas de aço

Em vez de bolas de gude de verdade, elas são na verdade rolamentos de esferas usados frequentemente em jogos como atiradores. Elas não são permitidas em torneios oficiais de bolas de gude.

Olhos de gato

Esse tipo consiste em bolas de gude de ágatas que se assemelham ao olho de gato, com uma forma oblonga no centro. Elas são de vidro transparente, com um elemento colorido central de olho de gato dentro. Outros tipos são sólidos e opacos, mas com o design semelhante ao olho de gato na superfície.

Bigolhão

Esse tipo de bolas de gude é maior do que as comumente vistas e só é permitido em certos jogos. Elas não são usadas como atiradoras. No entanto, podem ser um pouco mais fáceis de manipular do que as menores, que podem facilmente deslizar dos dedos de meninos mais novos.

Aopaco com redemoinhos

Essas bolas de gude são bolinhas de vidro artesanais feitas na Alemanha entre 1890 a 1930. Como se pode imaginar, elas receberam esse nome devido aos redemoinhos coloridos existentes dentro delas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...