Família

Tipos de brincadeiras típicas de crianças de 5 anos

Escrito por martha mendenhall | Traduzido por mariana yonamine
Tipos de brincadeiras típicas de crianças de 5 anos

As crianças de cinco anos podem brincar entre elas ou com adultos

Seiya Kawamoto/Lifesize/Getty Images

Brincar com crianças de cinco anos muitas vezes é tão divertido para as crianças quanto para os adultos, pois elas já conseguem participar de brincadeiras que exigem domínio de habilidades motoras grossas e finas. Elas ainda gostam de brincadeiras infantis, mas também já têm maturidade para participar de jogos mais adultos e geralmente estão muito interessadas em aprender coisas novas.

Outras pessoas estão lendo

Coordenação motora grossa

Aos cinco anos, a criança provavelmente já estará usando os brinquedos de parquinho - balanço, escorregador e trepa-trepa para escalar. Ela já terá aprendido a pular corda, andar de triciclo e pular sobre objetos baixos. Esperar a vez e cooperar em um grupo são marcos de desenvolvimento geralmente atingidos nessa idade também. Sendo assim, muitas crianças começam a apreciar suas primeiras experiências de participar em esportes de equipe, como queimada ou futebol. A maioria já consegue chutar, arremessar e receber uma bola com precisão.

Coordenação motora fina

As crianças de cinco anos também já desenvolveram habilidades motoras finas que permitem que se envolvam em brincadeiras de artesanato e artes. Elas conseguem manipular tesouras, cola em bastão, giz de cera e canetinhas sozinhas. A argila pode ser armazenada para uso em períodos maiores, assim como a massa de modelar. As crianças dessa idade também conseguem criar suas próprias estruturas com blocos e Legos. Elas conseguem manobrar carros de brinquedo e caminhões e vestir e despir bonecas sozinhas. As crianças de cinco anos também podem facilmente manipular fantoches de mão e de dedo.

Brincadeira de faz-de-conta

As crianças nessa idade adoram brincar de faz-de-conta. Elas têm idade o suficiente para conseguir criar jogos simples sozinhas, criando e seguindo regras básicas. Por isso elas conseguem trabalhar com um grupo pequeno de amigos para fingirem ser criaturas da flores, policiais e bandidos ou super-heróis. Elas conseguem se vestir e se despir e usar fantasias é um passatempo favorito. Contar histórias também é uma brincadeira imaginativa que começa aos cinco anos, por isso se divirta com sua criança pedindo que ela termine uma história que você começou.

Brincadeiras sociais

Além dos jogos em grupos e de faz-de-conta, as crianças geralmente também conseguem participar de jogos simples de tabuleiro e jogos de cartas aos cinco anos, especialmente se um adulto jogar também. Nessa idade, elas já entendem regras, dar e receber, esperar pela sua vez e pedir permissão. Elas podem ter dificuldades em levar as coisas na esportiva, no entanto, e podem não aceitar muito bem perder um jogo. Essa faixa etária gosta de tentar coisas novas, então elogie os esforços de participar de jogos diferentes. Você também pode iniciar as crianças em jogos onde não há um ganhador ou perdedor claro, ou deixar esses papéis com destaque menor.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media