Tipos de cabo coaxial e de guia de ondas

Escrito por frank gates | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de cabo coaxial e de guia de ondas
Os sistemas de micro-ondas dependem do guia de ondas, e os de televisão a cabo dependem dos cabos coaxiais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Um cabo coaxial e um guia de ondas são linhas de transmissão de radiofrequência (RF). Para escolher o modelo de cabo coaxial e de guia de ondas mais apropriado, é muito importante considerar a frequência do sinal de RF que será transmitido ou carregado. O cabo é indicado para transportar uma faixa de sinais de RF e o guia de ondas, para uma faixa maior. Fatores como a frequência, a distância na qual os sinais serão transportados e o ambiente dentro ou fora dos locais da linha de transmissão resultaram na fabricação de muitos tipos de cabos coaxiais e guias de onda. Para determinar a linha de transmissão mais apropriada para uma aplicação, é necessário considerar os sinais de RF, a distância e os fatores ambientais.

Outras pessoas estão lendo

Sinais de RF para cabo coaxial e guia de ondas

Os sinais de RF são determinados pela frequência, que varia de 3 MHz a 300 GHz, e essa faixa é denominada de espectro de radiofrequências. Os cabos coaxiais normalmente são indicados para transportar sinais de 50 MHz a 1 GHz, que representa o meio da faixa de RF. A guia de ondas é indicada para lidar com frequências mais altas, que variam de 100 MHz a 300 GHz. Quando um cabo coaxial atinge os limites mais altos e quando os guias de ondas estão em seus limites mais baixos, há uma sobreposição de frequências compartilhadas.

Extensão da linha de transmissão

A intensidade do sinal se dissipa à medida em que ele viaja pela extensão do cabo coaxial ou do guia de ondas. A finalidade de uma linha de transmissão é levar os sinais do ponto A para o ponto B e devem chegar ao destino em condições de uso. Os diferentes tipos de cabos coaxiais e de guia de ondas têm características de perda distintas. Por exemplo, um cabo de grande diâmetro consegue transportar sinais para uma distância maior do que os de diâmetro pequeno. O tamanho do cabo utilizado é determinado pela distância que o sinal deve percorrer.

Ambiente

As linhas de transmissão utilizadas em aplicações internas têm um ambiente favorável do que as usadas em aplicações externas. Quando utilizado em uma área normal interna, o cabo requer uma bainha de proteção pequena e, em alguns casos, nenhuma proteção é necessária, sendo que as aplicações externas precisam suportar as mudanças de temperatura e o mau tempo. Quando um cabo coaxial for utilizado sob o solo, é protegido com uma bainha mais resistente.

Tipos de cabo coaxial

O cabo coaxial pode ser encontrado em vários diâmetros, que se referem ao tamanho. Os de diâmetro grande são usados para transportar sinais em grandes distâncias. Os cabos de diâmetro menor normalmente são chamados de "cabos de transmissão", incluem os modelos RG-59 e RG-6 e são aqueles de grande perda utilizados em aparelhos de televisão. Os cabos de linha de transmissão externa normalmente possuem os tamanhos de 1,27 cm, 1,91 cm e 2,54 cm. Também são definidos por sua flexibilidade ou pelo raio de curvatura. Os cabos mais flexíveis têm características de perda maiores do que os mais rígidos. Todos podem ser fabricados para aplicações internas, externas, subterrâneas, embutidos em tetos suspensos ou ao ar livre.

Tipos de guia de ondas

O guia de ondas é mais comumente usado como uma linha de transmissão de sinais de micro-ondas entre transmissores ou receptores e antenas. Esse dispositivo é um tubo oco e os sinais são transmitidos dentro dele para transportar a energia de RF de um ponto A para um ponto B. Essa linha de transmissão é conhecida entre os técnicos que trabalham com micro-ondas como encanamento.

O guia de ondas flexível normalmente é usado para conectar uma antena a uma linha rígida. Ele pode ser manipulado ao redor das colunas de uma torre e de outros equipamentos em que o guia rígido seria impossível de ser instalado. Assim como o cabo coaxial, essa linha flexível tem uma característica de perda maior do que a rígida.

O guia de ondas rígido possui duas configurações: retangular e circular. O modelo retangular é o guia mais utilizado. O padrão circular, que funciona como o retangular, acomoda um tipo diferente de propagação de sinal de micro-ondas. Os guias de onda flexível, retangular e circular são fabricados em tamanhos distintos, para se adaptarem às diferentes frequências e fornecer características de perda diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível