Tipos de cabos de facas

Escrito por justin mitchell | Traduzido por alexandre girardi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de cabos de facas
Cabos de faca vêm em vários tipos principais (pocket knife image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Existem muitos diferentes tipos de faca, próprios para o uso em várias situações. Não deveria ser surpresa, então, que cabos de faca venham em uma abrangente variedade de estilos e sejam feitos igualmente de abrangente variedade de materiais. Contudo, poucos tipos são os mais comuns e úteis para qualquer pessoa interessada em adquirir uma nova faca.

Outras pessoas estão lendo

Básico sobre cabo de faca

Em geral, os cabos de facas são definidos pela forma como a lâmina se liga ao cabo. A parte da lâmina que é inserida no cabo é chamada de espiga, que existe em vários tipos. Também existem vários métodos diferentes de conectar o cabo à espiga.

Cabo de espiga toco

O cabo de espiga toco tem uma espiga curta que adentra cerca de metade do cabo. Ela geralmente é segurada com um pequeno parafuso conectado ao interior do buraco com epóxi.

Cabo de espiga cega

O cabo de espiga cega não tem parafuso dentro, mas em seu lugar há um pequeno buraco de ventilação que pode ser preenchido com epóxi. As espigas também são entalhadas para maximizar a retenção.

Espiga de encaixe

Cabos com espiga de encaixe usam um conceito diferente para conectar a lâmina ao cabo. Ao invés de implantá-la dentro de um cabo de uma peça só, a espiga de encaixe é dividida em duas partes que se encaixam ao redor dela e são seguradas com parafusos. O encaixe provê uma aderência adicional.

Cabo de combate

O cabo de combate é projetado usando o mesmo conceito geral do cabo de espiga de encaixe, mas geralmente também tem uma proteção no topo do cabo para proteger a mão do usuário. Esta proteção é geralmente feita do mesmo material que o do cabo.

Cabos de chapa

Cabos de chapa são o estilo mais popular de cabos de faca hoje em dia. Existem muitas variações do conceito, mas em geral, cabos de chapa têm uma espiga afunilada, que vai diminuindo a largura conforme vai se distanciando da lâmina. O cabo é dividido em duas partes, que ligam-se uma à outra com parafusos que atravessam a espiga em ambos os lados do cabo.

Cabo de meia-espiga

Cabos de meia-espiga têm uma abertura cortada em um de seus lados, onde a faca se encaixa. O lado exterior da espiga será visível a partir de um lado do cabo. Normalmente, os parafusos são colocados através do cabo e da espiga para garantir que tudo está em seu devido lugar.

Materiais para cabo de faca

Virtualmente qualquer material duro pode ser usado para fazer um cabo de faca. Os materiais mais populares são madeira e osso. No entanto, dois materiais populares para cabos de facas são o veado e a micarta. O veado é feito a partir dos chifres de um cervo, enquanto a micarta é um composto sintético feito a partir de papel ou de linho misturado com epóxi. Outros materiais utilizados para cabos de facas incluem marfim, âmbar, casco de tartaruga, pedra, prata e titânio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível