Tipos de cabos de ignição

Escrito por tom king | Traduzido por mark borst
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Tipos de cabos de ignição
Ao substituir cabos de vela, siga as especificações do fabricante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cada tipo de cabo de vela de ignição tem núcleos diferentes, materias de isolamento e modos de prevenção contra interferência de rádio freqüência (RFI) ou interferência eletromagnética (EMI). Fios de cobre sólidos se destacam na condução de alta tensão, mas são os piores para a geração de RFI. Fios de silicone geram pouca interferência, mas desgastam-se mais rapidamente e são inadequados para motores que não sejam de alto desempenho. Fios de núcleo de fibra de vidro impregnadas de grafite irão naturalmente suprimir RFI com algumas emissões e questões de durabilidade. Escolha o melhor baseando-se nas especificações do fabricante do carro ao substituir os cabos de vela.

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Fio de resistência distribuída

Fios de resistência distribuída consistem em um núcleo de fibra de vidro impregnada com látex de grafite para suprimir a interferência de rádio frequência. Também chamados de fios de supressão de carbono, são usados ​​frequentemente pelos fabricantes de equipamentos originais. Fios de núcleo de carbono de alta resistência são baratos de se fazer e, com fibra de vidro, Kevlar ou combinação da camada de substrato e revestimento externo de slicicone látex, suprime a RFI e EMI. Isso impede os sistemas eletrônicos de bordo de sofrer interferência dos cabos de vela. A desvantagem é que a alta resistência reduz a vida útil da vela e estimula um maior desgaste. O fio de resistência distribuída também tem alguns problemas com a fiabilidade a longo prazo e as emissões excessivas.

Fio de indução

Fio de indução tem um núcleo de espiral coberto por uma liga cobre / níquel. Os laços do fio no núcleo suprimem RFI, em vez de utilizar a resistência do fio para atuar como supressor. Como o fio de indução não tem a resistência do fio de resistência distribuída, ele não precisa de muita corrente para ativar as velas de ignição, o que torna os cabos das velas mais duráveis. Ironicamente, esta "alta performance" do fio pode realmente, na maioria dos casos, reduzir o desempenho.

Fio de resistência fixa

Fios de resistência fixa têm um núcleo de aço sólido ou cobre metálico. Um fio de resistência fixa é construído no encaixe da vela para controlar a interferência de frequência de rádio. Não confunda fio de resistência fixa com o chamado fio de efeito capacitor de alta performance.

Fio de alto desempenho

Fios de alto desempenho são os fios de baixa resistência, projetados para fornecer alta tensão para acionar os pistões. Enquanto o núcleo de cobre sólido ou fios de liga de alumínio podem criar fagulhas poderosas para motores de carro de corrida, não suprem tão bem RFI e podem interferir seriamente em um veículo normal sob o capô eletrônico. O fio de efeito do capacitor é cercado por uma trança metálica aterrada agindo como uma placa de um capacitor. O isolamento do fio atua como outra peça do capacitor dielétrico. Muitas vezes, é vendido como um cabo da vela de alta performance, mas como muitos outros fios de alto desempenho, ele não suprime RFI ou EMI e pode danificar equipamentos eletrônicos de bordo ou computadores em automóveis de passageiros.

Isolamento

Cabos de vela de luxo podem usar silicone ou monômero de etileno propileno dieno (EPDM) de isolamento. Outros fios de luxo são encapados em etileno vinil acetato (EVA), o que melhora a força e resistência à temperatura. Sob a tampa exterior existe uma camada de fibra de vidro trançada para fazer a ligação mais forte e flexível. Outra camada de isolamento de EPDM sob a fibra de vidro ajuda a prevenir a formação de arco e calções. Com fios de indução, o núcleo é geralmente enrolado em silicone para melhorar a estabilidade das ligações dos fios. Fios do núcleo de carbono tendem a ser enrolados em Kevlar e/ou silicone com uma camada exterior de silicone látex.

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