Tipos de cabos para monitores

Escrito por aj graham | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de cabos para monitores
Os cabos de monitores têm evoluído de forma muito rápida para acompanhar as novas tecnologias (computer cables image by timur1970 from Fotolia.com)

Apesar de a maioria dos monitores de computador hoje serem de LCD, ainda há vários modos de conectá-los a um computador. Conexões de computador variam de acordo com o tipo e o tamanho do monitor. Alguns monitores mais velhos usam cabo VGA analógico, enquanto monitores mais novos vão usar os de sinal digital como DVI, HDMI ou cabo DisplayPort.

Outras pessoas estão lendo

VGA

O cabo VGA (Video Graphics Array) entrega um sinal analógico de vídeo através de um cabo de 15 pinos. O VGA é comum em monitores CRT e modelos LCD antigos. Já que o sinal não é digital, monitores de LCD convertem o sinal analógico para o digital para ser mostrado na tela. Ruído e distorções podem aparecer em monitores LCD conectados por cabos VGA. Se possível um cabo digital deve ser usado para conectar um monitor LCD. O cabo VGA passou por muitas mudanças desde que foi lançado. A versão original só suportava uma resolução de até 640x480. Outras formas de VGA incluíam XGA, WXGA, WSXGA e WQXGA. A WQXGA ainda usa o cabo VGA padrão, entretanto a resolução vai até 2560x1600.

DVI

O cabo DVI (Digital Video Interface) é uma das formas de conexão digital para monitor mais comuns. Cabos DVI podem ter até 24 pinos para sinal digital e mais quatro para analógico. Esse cabos podem vir em várias formas diferentes, incluindo DVI Single Link e DVI Dual Link. Lançando em 1999, o DVI Dual Link suporta resolução de até 2560X1600. Desde que o sinal seja digital, monitores LCD não terão distorções e ruídos comuns em cabos VGA.

HDMI

O cabo HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é o padrão atual para sinal digital de TV's LCD e equipamentos de home theater. Ultimamente, o padrão HDMI tem se tornado mais popular na indústria de computadores. Muitos dispositivos gráficos e monitores têm incluído portas HDMI. Cabos HDMI transportam a mesma resolução de cabos DVI, entretanto cabos HDMI carregam sinal digital ao mesmo tempo. Cabos HDMI são muito menores que DVI e têm apenas 19 pinos.

DisplayPort e Mini DisplayPort

Não tão popular quanto HDMI e DVI, o DisplayPort é uma conexão digital que permite a mesma resolução dos cabos citados anteriormente. O cabo DisplayPort é mais usado em produtos Apple, incluindo iMac, MacBook Pro e Mac Mini. Poucos construtores de monitores criaram produtos específicos com conexões de 20 pinos devido à baixa compatibilidade. Adaptadores estão disponíveis para converter o sinal DisplayPort para DVI ou HDMI.

USB

A maioria dos monitores não são conectados por cabos USB, entretanto, um monitor via USB pode ser útil como tela secundária. Monitores USB não podem apresentar grandes resoluções e são limitados a 1024x768, devido à banda disponível no cabo USB 2.0. Monitores USB não necessitam uma porta disponível em sua placa de vídeo; eles podem ser usados em qualquer computador com uma conexão USB.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível