on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de cadeiras de rodas para paraplégicos

Um paraplégico é uma pessoa com deficiência ou paralisia da cintura para baixo. Essa condição pode afetar gravemente a locomoção e, a maioria das pessoas acham que andar fica trabalhoso e difícil, se não impossível. As cadeiras de rodas são dispositivos essenciais, que permitem aos deficientes físicos se locomoverem com o mínimo de ajuda.

As cadeiras de rodas permitem que seus usuários se locomovam com o mínimo de ajuda (man in wheelchair image by jimcox40 from Fotolia.com)

Cadeiras de rodas manuais

As cadeiras manuais são as mais básicas, acionadas pela impulsão de aros de grandes rodas. São muito fáceis de manipular e podem ser dobradas facilmente para caber no porta-malas do carro. Esse equipamento possui quatro rodas, alças na parte traseira, suporte para os pés e um assento. Cadeiras personalizadas ​​também podem ser encomendadas de acordo com as necessidades do paciente. Possuem dois tipos principais: rígidas e dobráveis. As rígidas possuem poucas partes móveis, juntas soldadas de forma permanente e requerem menos energia para se mover que as dobráveis. Também podem ser projetadas para encaixar vários acessórios, como cintos de segurança, recursos de reclinação, tanques de oxigênio, suporte extra para o pescoço ou membros, porta-copos e encostos reguláveis.

Loading...

Cadeiras de rodas elétricas

Uma cadeira de rodas elétrica é uma variação de cadeira de rodas manual com motor elétrico. São alimentadas por baterias recarregáveis ​​ou motores. O paciente pode manobrá-la facilmente com a ajuda de controles conectados aos encostos dos braços. São ideais para paraplégicos incapazes de utilizar efetivamente as cadeiras de rodas manuais. Essas cadeiras são mais caras que as manuais e exigem mais serviço e manutenção.

Cadeiras de rodas pediátricas

As cadeiras de rodas pediátricas são projetadas para jovens paraplégicos. De acordo com Robert F. Keating no livro "Tumors of the Pediatric Central Nervous System", essas cadeiras estão disponíveis em uma variedade de tipos e tamanhos e são feitas de metal resistente, que suporta bem o desgaste. Elas fornecem transporte rápido, são leves, compactas e acomodam o crescimento de seus jovens usuários. Também podem ser manuais e elétricas.

Cadeiras de rodas de alto desempenho

As cadeiras de rodas de alto desempenho são projetadas para paraplégicos ativos. Elas são personalizadas para atender aos requisitos funcionais de seus usuários e para melhorar o estilo de vida independente e sua mobilidade. De acordo com Ann Turner no livro "Occupational Therapy and Physical Dysfunction", essas cadeiras possuem várias angulações e tamanhos de rodas para melhorar a dirigibilidade e manobrabilidade, rodas de encaixe rápido; ângulos de assento e distância entre eixos ajustáveis; encostos reguláveis; suporte para os pés articulados e estrutura rígida para melhorar a força e o desempenho agregado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...