Mais
×

Tipos de camaleões grandes

Atualizado em 21 novembro, 2016

Parte da família Chamaeleonidae, os camaleões são lagartos com pés zigodáctilos, que possuem dois dedos para a frente e dois para trás, como papagaios. Outras características desses lagartos incluem olhos estereoscópicos, que podem se mover de forma independente ao mesmo tempo; línguas compridas e ágeis, adaptadas para capturar insetos; e a habilidade de mudar de cor. As 160 espécies reconhecidas são encontradas em habitats quentes, como o deserto e a floresta tropical. Os camaleões variam de tamanho, desde espécies mais raras com menos de 5 cm de comprimento até espécies grandes com mais de 63 cm. Os camaleões grandes incluem membros dos gêneros Furcifer, Calumma e Chamaeleo e o subgênero Trioceros.

O camaleão-de-parson é endêmico de Madagascar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Chamaeleo

O gênero Chamaeleo inclui espécies nativas da África, da Ásia e do sul da Europa. A maioria é arborícola, vivendo em galhos de árvores, e pode medir até 40 cm de comprimento. Uma das maiores espécies desse gênero é o camaleão-do-iêmen ou camaleão-velado (Chamaeleo calyptratus), cujos machos atingem até 61 cm e as fêmeas, cerca de 30 cm.

Trioceros

O Trioceros, um subgênero do gênero Chamaeleo, inclui cerca de 20 espécies de camaleões chifrudos. As espécies grandes desse grupo incluem o camaleão-de-meller (Chamaeleo melleri), que é nativo da África e pode chegar a 63 cm de comprimento. Esse camaleão possui um único chifre pequeno na ponta do focinho. Suas cores variam de marrom e preto a verde-escuro e amarelo. Outra espécie grande desse grupo é o camaleão-de-três-chifres ou camaleão-de-jackson (Chamaeleo jacksonii), que chega a 38 cm.

Calumma

Com espécies que chegam a 69 cm, os camaleões do gênero Calumma são nativos de Madagascar e, como a maioria das espécies de camaleões encontradas na ilha, são protegidos contra a exportação ilegal. O camaleão-de-parson (Calumma parsonii) é o maior representante do gênero. Seus corpos são verdes e azuis, e algumas subespécies possuem olhos laranjas vivos.

Furcifer

Furcifer é um gênero de camaleões encontrados principalmente em Madagascar que apresentam uma grande variação de cores, incluindo verde, azul-claro, marrom, rosa e laranja. O macho do camaleão-pantera (Furcifer pardalis) pode crescer a até 51 cm e vive até dez anos em cativeiro, enquanto o camaleão-de-oustalet (Furcifer oustaleti) pode chegar a 69 cm.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article