×
Loading ...

Tipos de canivetes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os canivetes também são conhecidos como facas automáticas. A sua lâmina vem ou da lateral do cabo ou da frente, assim como em um estilete. Os canivetes são acionados por mola ou pela gravidade. Uma faca butterfly, ou balisong, é considerada uma categoria diferente de canivete por boa parte das autoridades, embora essa seja uma definição rejeitada pelos donos de facas.

Os canivetes há tempos vêm sido associados injustamente com gangues (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Canivete lateral

Uma olhada rápida não revela as diferenças entre a maioria dos canivetes de abertura lateral de mola e facas comuns. O cabo do canivete é geralmente longo e delgado, levemente curvado para caber na mão. Ele tem também uma trava, que quando ativada, solta a mola. Isso permite que a lâmina saia e se posicione rapidamente. A lâmina é afiada apenas de um lado.

Loading...

Canivete frontal

Um destes funciona da mesma forma que o anterior, apenas com um formato um pouco diferente. O cabo é muito mais linear, para evitar que a lâmina trave no processo. Geralmente ela tem um formato de estilete e é afiada dos dois lados. Colocar a lâmina no lugar exige algum cuidado porque muito dela já está pronto para cortar.

Lâmina de gravidade

Estas dependem apenas da gravidade assim que o portador pressiona um botão no cabo, liberando a lâmina. Deve-se segurar o canivete de forma que a lâmina esteja virada para baixo, independentemente de ela sair pelas laterais ou frente do cabo. Não há diferença alguma na função de canivetes de gravidade ou com molas.

Faca balisong

A balisong, criada nas Filipinas, é única. Sua lâmina fica escondida entre os dois cabos que se abrem e dobram em torno da lâmina, muito fina, em forma de estilete e afiada dos dois lados. Este modelo exige destreza para ser aberto corretamente; a não ser que você já tenha treinado muito, é fácil acabar se cortando. A balisong considerada um canivete em muitos locais, pois é possível abri-la com uma mão só, o que geralmente é um fator determinante.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...