Mais
×

Tipos de cantoneiras de ferro

Atualizado em 28 fevereiro, 2017

As cantoneiras, também conhecidas como mão francesa, barras em L ou vigas L, são barras de metal dobradas longitudinalmente em um ângulo de 90 graus. Elas oferecem apoio estrutural e sustentação para casas e edifícios, bem como para a estabilização de vigas, móveis e estantes. Elas podem ser encontradas em diferentes tamanhos, comprimentos, cores e materiais. O tipo de cantoneira de ferro que você escolherá vai depender do tipo de projeto que você está trabalhando, da quantidade de peso que ela apoiará e de onde ficará localizada.

Edifícios altos precisam de cantoneiras de ferro fortes para sutentação (A building angle image by Tasha from Fotolia.com)

Cantoneiras de ferro comuns

As cantoneiras de ferro comuns normalmente são feitas de ferro ou aço, o que fornece um forte apoio. Elas também podem ser feitas de bronze, embora estas sejam mais caras e usadas por razões estéticas. As cantoneiras de alumínio são utilizadas quando a opção é por um metal mais leve para apoio ou se elas serão colocadas em uma área onde a ferrugem é um problema. Os tamanhos variam e a regra geral dita que quanto maior a cantoneira, mais peso ela pode sustentar e apoiar. O número de furos para fixação pode variar.

Cantoneiras de parede

As cantoneiras de parede são um tipo de cantoneiras dobradas ao longo da largura do metal, ao invés de normalmente dobradas longitudinalmente. Estes suportes são utilizados para apoiar prateleiras, e suas perfurações permitem que sejam aparafusados na parede.

Cantoneiras de ferro com fendas e perfuradas

As cantoneiras com fendas e perfuradas têm perfurações ovais em intervalos regulares ao longo do comprimento. Frequentemente os buracos têm 2,5 cm de distância permitindo a distribuição uniforme do peso. Estes tipos de cantoneiras são normalmente utilizados para estantes comerciais e de garagem e são montados através dos furos usando-se parafusos e porcas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article