×
Loading ...

Tipos de capas de CD

Atualizado em 17 abril, 2017

Há mais de uma dúzia de tipos de capas de CD, divididas em acrílico, papel e plástico. Elas são projetadas tendo em mente o visual, a segurança, o espaço e a questão ambiental do uso. Além das caixas normais, existem inúmeros outros tipos especificamente desenhados.

Capas de CD variam muito além das cores (cd cases image by palms from Fotolia.com)

Capas de acrílico

A caixa de acrílico é o modelo padrão usado para a maioria dos CDs. Ela consiste em duas peças articuladas de plástico e uma bandeja de disco. Existem exemplares que têm metade da profundidade da capa padrão. Estas são moldadas para se ajustar ao disco, em vez de usar um espaço para ele. Há ainda aquelas com um pequeno pedaço de plástico no meio que contém discos de ambos os lados, em vez de uma inserção.

Um caixa gordinha ocupa o espaço de duas capas padrão e tem duas partes do lado de inserção mantidas juntas por um divisor de plástico grosso, entrando em contato com as bases de inserção ao fechar. Esse divisor pode ser usado para guardar dois discos adicionais. Existem versões maiores, que utilizam uma série de suportes de plástico para manter seis ou mais discos. As capas padrão também podem vir com uma proteção de papelão que cobre o lado de fora.

Loading...
Uma caixa padrão de acrílico (cd-ROM and plastic case isolated image by Albo from Fotolia.com)

Capas de papel

Capas de papel são muitas vezes utilizadas para CDs no varejo, mas não com tanta frequência como as de acrílico. Existe a versão dobrável de papel da caixa padrão com uma bandeja de plástico. Há ainda as capas que possuem um mecanismo de bloqueio de plástico para manter a caixa fechada. Um papelão fino que usa um pedaço móvel para fechar a capa e deslizar o disco quando aberta é outro modelo. Existe ainda a caixa papel que se assemelha a um livro com figuras em relevo: quando ela é aberta, o papel interno se desdobra e levanta o disco. Capas de papel guardam discos como envelopes e podem contar com um plástico transparente central para ajudar a visualizar o CD no interior.

As capas de papel de CD são semelhantes àquelas dos discos de vinil (record sleeve image by Nicemonkey from Fotolia.com)

Capas de plástico

As capas de plástico são normalmente concebidas para proteger CDs e são compradas separadamente dos próprios discos. A caixa com forma de concha é um pedaço dobrável durável de plástico que é moldado em torno das arestas de um disco, podendo ser um pouco maiores que os limites do conteúdo. Há aquelas feitas como versões de plástico das caixas de acrílico mais gordinhas. Existe também um modelo que é uma caixa de plástico durável única que tem a forma de uma capa mais fina, mas o disco é inserido no espaço interno diretamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...