on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Em que tipos de casas vivia o povo inuit?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Chamados comumente de esquimós, os inuit vivem nas regiões árticas do Alasca, Canadá, Sibéria e Dinamarca. Na língua inuktitut, inuit significa "o povo". Os inuit modernos vivem em pequenas casas pré-fabricadas de madeira, mas no passado, eles construíam alguns tipos diferentes de casas, que variavam de região para região e em seus materiais, mas eram basicamente de quatro tipos.

Alguns inuit viviam em iglus no inverno (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Iglu

No inverno, os inuit construíam iglus. Usando facões, eles cortavam blocos sólidos de neve e construíam uma casa circular com esses tijolos. Uma camada de gelo agia como janela para deixar que a luz natural entrasse. Um homem geralmente era capaz de fazer um iglu em uma hora. Uma lâmpada a óleo de foca fornecia a iluminação durante a noite. As pessoas dormiam em blocos de neve cobertos com peles animais. Quando o iglu derretia na primavera, a família se mudava para uma tenda.

Loading...

Casas de terra

Alguns inuit, como os siberianos, viviam em áreas tão frias que havia pouca neve. Se não tinha neve o bastante para fazer iglus, eles faziam uma estrutura de costelas de baleia ou de madeira que vinha na correnteza. As pessoas cobriam a estrutura com terra ou vegetação conforme estivesse disponível na localidade.

Tenda

No verão, os inuit faziam uma tenda de ossos de animais ou madeira. Cobriam a tenda com peles e usavam tendões para manter as peles fixadas. Os tendões são músculos fibrosos fortes tirados de animais que podem ser usados como cordas. Essa era a casa durante o verão. A família é importante para os inuit, então eles faziam suas tendas próximas para que os parentes estivessem sempre por perto.

Pedra

Algumas famílias inuit da Groenlândia construíam casas permanentes de pedra e céspede em que se abrigavam durante o longo e escuro inverno. Uma casa comum que era usada por toda a vila de cerca de 50 pessoas era chamada de kashim ou karigi. A comunidade se reunia nelas para danças, lutas, jogos e contação de histórias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...