×
Loading ...

Tipos de cascos de barcos fluviais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os barcos fluviais já estiveram entre os principais meios de transporte, uma vez que os rios já foram as mais eficientes vias de condução. Os seus cascos precisam se manter inteiros na correnteza, sem se despedaçar, precisam lidar com a velocidade das águas e não podem dragar o fundo do rio. O barco fluvial tem de ser de pequeno calado para que possa operar em vários níveis de água, com um casco que possa resistir à força das ondas e uma alta envergadura para ter estabilidade e deslocamento mínimo de água, pois os rios nem sempre têm muita água para deslocar.

Os barcos fluviais precisam de cascos que possam navegar em água rasa (riverboat image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Fundo plano

Os barcos de fundo plano são os tipos mais baratos e funcionam bem em águas rasas, pois seus cascos têm menos probabilidade de tocarem o leito do rio. No entanto, esse tipo de barco luta com dificuldade em rios muito caudalosos porque o seu casco o estabiliza. Normalmente, os navios de casco plano planam na superfície da água em alta velocidade em vez de cortarem através dela.

Loading...

Fundo em V

Um casco melhor para rios caudalosos é o em V, que faz o barco navegar mais suavemente. No entanto, ele é mais profundo e não pode navegar em algumas águas rasas.

Fundo redondo

Os navios de fundo redondo são boas opções para a navegação fluvial porque movem-se muito facilmente através da água em velocidades baixas, na qual é costume navegar-se nos rios. Esses cascos não funcionam bem para velocidades altas porque é possível que o navio vire nessas velocidades. A eficiência do casco de fundo redondo minimiza a energia necessária para mover esses barcos.

Barcos a jato

Os barcos a jato funcionam melhor em rios rasos porque não possuem suporte nem unidade de baixo pendurada que fique presa no leito do rio. Eles possuem fundos planos em forma de túneis e cascos ao estilo de esquifes.

Cascos de túneis

Os cascos de túneis têm dois Vs que escavam a água. A água viaja rapidamente por entre os Vs. Esse desenho permite que o navio fluvial viaje mais rapidamente com maior estabilidade. Esse tipo de casco funciona em quase todos os volumes de água.

Cascos leves de pequeno calado

Os navios fluviais maiores possuem cascos leves de pequeno calado com máquinas poderosas presas a eles. Os mais antigos tendiam a não usar os cascos de fundo plano porque eles se retorciam e se despedaçavam no rio. Entretanto, os barcos fluviais de fundo plano tornaram-se possíveis quando os engenheiros se livraram dos sinos e fizeram o fundo completamente plano. Também fizeram os cascos muito longos e trouxeram as máquinas e os aquecedores para cima do tombadilho principal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...