Tipos de Cateteres

Escrito por elizabeth hamilton | Traduzido por kaike misuno
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de Cateteres
Cateteres vem em vários tamanhos (patient's arm prepped for iv drip image by nextrecord from Fotolia.com)

Cateteres consistem em tubos finos que são inseridos em uma parte do corpo para injetar ou drenar líquidos, ou para manter passagem para uma área aberta. Cateteres vêm em muitas formas e tamanhos. Eles podem fornecer suporte a vida mantendo as funções corporais e ajudar os médicos a diagnosticar problemas de saúde. Condições médicas e áreas específicas do corpo influenciam o tipo de cateter a ser usado.

Outras pessoas estão lendo

Urinário

Cateteres urinários contribuem para ajudar o corpo através da drenagem de urina da bexiga. O médico pode recomendar um cateter urinário com o uso a curto ou a longo prazo para doenças como, incontinência urinária, retenção urinária e para pessoas com doenças como esclerose múltipla, lesões da medula espinhal ou de demência, de acordo com Medline Plus. Algumas cirurgias específicas, como cirurgia da próstata ou ginecológicas, frequentemente justificam o uso de um cateter urinário. Um profissional de cuidados de saúde insere o cateter através da uretra, este tubo transporta a urina para fora da bexiga e para o exterior do corpo, o tubo vai sendo inserido na bexiga até a urina aparecer no cateter. A sonda vesical permanece intacta dentro da bexiga com um balão inflado e continuamente drena a urina. Um profissional de saúde coloca um cateter intermitente da mesma maneira que um cateter, mas que é removido após a urina parar de sair. O cateter tipo preservativo parece com a camisinha que o homem utiliza normalmente. Um cateter tipo preservativo requer um posicionamento externo sobre o pênis e ele drena a urina para um saco de drenagem.

Cardíaco

O médico utiliza um tubo longo e estreito para um procedimento chamado de cateterismo cardíaco e insere um tubo plástico oco em um vaso sanguíneo do braço ou da perna; então ele avança o cateter através do tubo. Uma máquina de raios-X especial orienta o cateter através dos vasos sanguíneos dentro da artéria. De acordo com a Cleveland Clinic, um médico usa o cateterismo cardíaco, para avaliar e confirmar a presença de problemas cardíacos, avaliar a função do músculo cardíaco ou determinar a necessidade de tratamento de irregularidades do coração.

Intravenoso

A Procedures Consult explica que um profissional de saúde, normalmente coloca um cateter intravenoso (IV), no interior de uma veia para administração de medicamentos, substituição de fluidos, administração de produtos sanguíneos e quimioterapia ou outros tratamentos, assim como, para a administração de substâncias de diagnóstico ou agentes de contraste intravenosos. Cateteres IV parecem agulhas e que têm uma abertura na extremidade onde o tubo se liga. A localização do IV depende da anatomia do paciente e quaisquer problemas de saúde existentes. O tamanho e largura do cateter IV depende da função que será executada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível