×
Loading ...

Tipos e causas da quebra do vidro

Atualizado em 17 abril, 2017

O vidro é frágil e pode quebrar por vários motivos. Antes de manusear e restaurá-lo, é preciso saber o tipo de vidro e o motivo da quebra.

Vidro rachado (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Quebra por impacto

O vidro pode se quebrar quando é atingido por um objeto. Uma janela ou um para-brisas podem se quebrar se forem atingidos por uma bola ou pedra. Quando atingido por um objeto, esse tipo de quebra geralmente resulta em buraco no centro do vidro com formato circular, mas ele também pode assumir a aparência de uma teia de aranha.

Loading...

Rachadura por pressão

O vidro é temperado e submetido a altas temperaturas por algumas horas durante o processo de fabricação. Desse modo, a pressão interna é reduzida. Se o vidro não for devidamente temperado, ele vai rachar, quebrar ou explodir. Esse tipo de quebra criará um formato linear, em vez de circular.

Danos na borda

Uma rachadura na borda do vidro pode se expandir. Nessa parte, as rachaduras assumem um padrão linear.

Quebra espontânea

Algumas vezes, o vidro se quebra sozinho. A maioria das quebras espontâneas é resultado do mal temperamento do vidro pelos fabricantes ou por conta de choque térmico durante o uso do produto. Se você retirar um recipiente de vidro do micro-ondas ou da lava-louças quando estiver quente e colocar água gelada nele, possivelmente, o recipiente sofrerá um choque térmico e se quebrará.

Vidro temperado

O vidro temperado pode se quebrar por alguns dos motivos citados, e há também a possibilidade de você nunca conseguir saber o motivo dessa quebra.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...