Tipos de cenários pintados para teatro

Escrito por martha mendenhall | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de cenários pintados para teatro
Use painéis de fundo para criar uma cena nas ruas de Paris (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O elemento cênico que caracteriza uma performance teatral é o cenário, como o tradicional fundo pintado (ou fotografado), uma imagem que representa um local, tema ou simplesmente proporciona um fundo abstrato, criando uma atmosfera para a peça. Hoje, estes painéis de fundo servem a muitos propósitos como formaturas, eventos escolares, conferências de negócios e reuniões de comunidade. Considere qual o tipo de atmosfera você está criando para um evento ao comprar, alugar ou criar seu próprio cenário.

Outras pessoas estão lendo

Fundos temáticos

Caso seu evento ou peça seja focado em uma celebração ou feriado como Natal, Dia das bruxas ou a Páscoa, você pode pendurar um painel que ofereça uma conexão visual a estes eventos. Ao criar o seu próprio painel, considere uma imagem pintada de árvores de natal, uma casa mal assombrada ou uma cruz iluminada pelo sol. Elabore os cenários temáticos para que eles se relacionem ao assunto de sua peça ou evento, como uma montagem de paisagens famosas relacionadas à viagens ou um fundo contendo a logomarca de sua empresa, no caso de um evento corporativo.

Fundos de ambientes externos

Para uma performance teatral, use painéis representando uma cena exterior como uma paisagem urbana ou rural, promovendo uma conexão entre a locação da história e o figurino e diálogo dos atores. Evoque uma locação estrangeira ou histórica com um cenário daquele tempo e lugar. Para peças encenadas na Grécia Antiga, use um fundo que represente a Acropolis ou uma cena de rua da antiga Atenas. Um painel de fundo com uma noite estrelada ou um pôr do sol taitiano sobre o oceano pode proporcionar um toque festivo a uma formatura ou casamento.

Fundos de ambientes internos

Para encenar uma peça em ambientes interiores, procure um painel que represente uma simples cozinha ou um sofisticado quarto de hotel, que é uma opção mais barata do que construir e decorar um set de verdade. Os cenários podem transportar um espaço instantaneamente para um castelo medieval, uma cobertura chique ou o Palácio de Versalhes. Com a adição de pessoas pintadas neste painel de fundo, a cena interior de uma festa ou um salão lotado parecerá mais populosa. Cenas internas também podem transformar o espaço em uma locação fantástica, como a casa do Papai Noel ou dos sete anões.

Fundos abstratos

Caso seu objetivo seja inspirar um senso de atmosfera, ao invés de representar uma locação ou evento específico, considere um cenário mais abstrato. Eleve um evento ou peça com um tema de mágica, pendurando um painel de formas espirais ou cores. Se sua peça ou evento é focada em um assunto matemático, números, formas geométricas e blocos angulares de cores podem sugerir o tema. Para casamentos ou formaturas que tenham uma paleta de cor específica, use um cenário que ofereça uma representação abstrata de uma ou mais das cores escolhidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível