Tipos de chamas de oxiacetileno

Escrito por wayne shirey | Traduzido por cassie cakes
Tipos de chamas de oxiacetileno
Maçaricos de oxiacetileno são usados na solda e corte de metais (Creatas/Creatas/Getty Images)

A solda com oxigás era feita com uma associação de hidrogênio e oxigênio até o fim do século XIX, mas a chama produzida por essa combinação não era quente o suficiente para soldar aço. Em 1890, Edmund Davy, um cientista britânico, produziu o primeiro acetileno. Como este composto produz uma chama muito mais quente, o acetileno rapidamente substituiu o oxigênio como o gás adotado para esse processo. O operador do maçarico controla a temperatura e geometria da chama ajustando as proporções dos dois gases na mistura.

Neutra

Uma chama neutra é uma que tem aproximadamente a mesma quantidade dos dois gases misturados. É quimicamente neutra e não oxida nem carboniza o metal soldado. A chama neutra é caracterizada por sua temperatura de aproximadamente 3200° Celsius, a ausência de silvo, um envoltório azul-claro e um cone nítido e branco. É possível produzir uma chama neutra aumentando o fluxo de acetileno até a chama ter o topo amarelo, e em seguida, reduzindo-o até que haja um cone interno branco e nítido.

Tipos de chamas de oxiacetileno
A temperatura e propriedades químicas da chama são funções da mistura de gases (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Carburadora

Uma chama carburadora possui maior concentração de acetileno do que de oxigênio. O carbono no acetileno não é completamente queimado, então a chama adiciona carbono ao metal soldado. Este processo é chamado carburação. Este tipo de chama é caracterizado por temperaturas de aproximadamente 3000° Celsius, presença de silvo, envoltório amarelo irregular, véu azul e cone branco plumoso. Esta chama é mais longa do que a neutra.

Redutora

Uma chama redutora é muito semelhante à carburadora, porém com um pouco menos de acetileno. A chama tem um véu de acetileno entre o cone e o envoltório, e é ligeiramente mais quente. Não se deve usar uma chama redutora em metais que absorvam carbono.

Oxidante

Chamas oxidantes têm mais oxigênio do que acetileno na mistura. O excesso de oxigênio pode se combinar com muitos metais, formando óxidos. Não é útil na solda de aço, mas é adequada à solda de cobre e zinco. Como produz muitos resíduos, raramente é usada para cortar aço. A chama oxidante caracteriza-se pela temperatura de aproximadamente 3500° Celsius, o silvo, um envoltório azul irregular e cone azul nítido. É mais curta do que a chama neutra.

Tipos de chamas de oxiacetileno
Soldadores usam chamas diferentes para metais diferentes (Creatas/Creatas/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível