×
Loading ...

Tipos de cobras que vivem em florestas tropicais

Atualizado em 17 abril, 2017

As florestas tropicais podem ser encontradas na África, Sudeste Asiático, Austrália e América do Sul. Esse bioma é perfeito para as cobras, já que elas são seres de sangue frio, e a floresta é quente e úmida. Existem mais de 175 espécies diferentes de cobra que vivem nas florestas tropicais. Na realidade, esses ambientes possuem um número maior de cobras do que qualquer outro no mundo.

As cobras vivem em todas as áreas da floresta tropical (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Habitat

Na floresta, as cobras estão no solo, abaixo dele, na água e nas árvores. Elas podem viver em todos esses locais, porque encontram seu alimento e água por toda floresta. As cobras de florestas tropicais não atacam seres humanos, mas podem atacar caso se sintam amedrontadas ou ameaçadas.

Loading...

Jiboias

As jiboias smão encontradas e grandes números na floresta tropical. Podem variar de 3 m a 4,2 m de comprimento. São cobras constritoras -- enrolam-se em suas presas e as esmagam até a morte. Elas também podem atacar com suas línguas para machucar a presa, mas não são venenosas. Geralmente se alimentam de roedores, mas podem expandir suas mandíbulas para comer animais grandes, como pequenos veados. Elas podem levar até duas semanas para digerir a comida. Além disso, possuem uma visão ruim, e confiam em seu sentido de calor para localizar a presa. Alguns tipos populares de jiboias são as pítons, jiboia da Amazônia, a jiboia cubana e a famosa anaconda.

Anaconda

Apesar das anacondas, ou sucuris, serem um tipo de jiboia, elas merecem um reconhecimento especial por serem as maiores cobras do mundo. Elas podem chegar até 9 m de comprimento. Como todas as jiboias, a anaconda é constritora, mas podem dar uma mordida dolorosa na presa. Elas preferem a água e a terra próxima da água. Podem nadar muito bem e também afogar sua presa. Elas podem matar e comer presas grandes, como onças, e podem ficar sem comer até dois anos, entre uma refeição e outra. Elas são mais ativas à noite.

Cobras venenosas

A serpente é um dos tipos de cobra mais reconhecidos, devido à coroa sobre a cabeça que fica à mostra quando ela está irritada. Existem 12 tipos diferentes de serpentes vivendo em florestas tropicais. São altamente venenosas. Outros tipos de cobra venenosa inclui as espécies arborículas marrom, a coral, as víboras e jararacas. Existem 12 espécies diferentes de víboras vivendo nas florestas tropicais ao redor do mundo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...