Mais
×

Tipos de cogumelos brancos que nascem na grama

Atualizado em 13 abril, 2018

Ver um agrupamento de cogumelos brotar no gramado pode fazer você pensar que ganhou na loteria dos cogumelos grátis, especialmente se eles forem brancos. Um mito comum diz que todos os cogumelos brancos são comestíveis, mas infelizmente não é o caso, pois alguns cogumelos brancos são altamente tóxicos. Você deve ter a habilidade de identificar, sem dúvidas, que um cogumelo é de uma variedade não tóxica comestível, mesmo que ele seja branco.

Alguns cogumelos brancos encontrados em gramados são venenosos (champignons image by Imag'In Pyrénées from Fotolia.com)

Chlorophyllum molybdites

Esse cogumelo, antigamente conhecido como Lepiota, é venenoso; seus nomes comuns incluem cogumelo guarda-sol e cogumelo anel de fadas. O nome anel de fadas deriva de padrões em forma de anéis que aparecem em gramados; no folclore, os anéis marcam áreas onde fadas estiveram dançando. O cogumelo tem uma grande cobertura nas cores branca a castanho claro, com pequenas escamas avermelhadas. Os esporos, presentes nas brânquias, deixam marcas cinza-esverdeadas. Lave as mãos imediatamente se tocar um desses cogumelos.

Amanita

Muitos cogumelos do gênero Amanita possuem nomes bem merecidos, como anjo da morte e taça da morte. Pelo menos uma das variedades é realmente comestível, mas o risco que as outras variedades oferecem significa que é melhor admirá-los à distância. As espécies como o Amanita bisporigera e Amanita Virosa possuem uma cobertura branca brilhante e uma haste enrugada ou verrugosa. A variedade Amanita phalloides, ou taça da morte, tem uma cobertura de cor amarelo claro, mas a haste é rodeada por uma bainha branca. Essa variedade se parece muito com um cogumelo comestível asiático chamado da almofada palha, o que levou a vários casos de intoxicação fatal entre imigrantes do Sudeste Asiático.

Bola gigante

O bola gigante, Calvatia gigantia, é um cogumelo esférico e inchado, de cor branca , que os insetos adoram infestar. É comestível até certo estágio, mas tóxico em outros. O estudante David Landers escreve no Cornell Mushroom Blog que o estágio "botão" de um cogumelo com brânquias às vezes pode fazê-lo parecer com o bola gigante, sendo então necessário cortá-lo ao meio e procurar as brânquias antes de prepará-lo.

Agaricus campestris

Também conhecido como cogumelo do campo, o Agaricus campestris é um cogumelo comum de gramados. Possui uma cobertura branco com brânquias em tons do rosa ao marrom. Michael W. Beug cita, em seu site Evergreen State College, que o cogumelo pode ter um odor semelhante ao de amêndoa, que deve ser agradável; ele adverte ainda que se o odor não for agradável, o cogumelo pode causar problemas de estômago.

Informações de segurança

Nunca deixe-se levar por uma simples descrição ou mito — peça sempre a um especialista que identifique o cogumelo. Se tiver consumido um cogumelo não identificado ou se acha que pode ser venenoso, procure um médico imediatamente. Guarde o restante do cogumelo para mostrar a ele. Larry Grand da North Carolina State University diz que se a espera for superior a 20 minutos, deve-se provocar o vômito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article