Tipos de cola para instalar pisos de cerâmica em compensado CDX

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O sistema de pisos de um prédio suporta vários componentes estruturais, desde paredes até o teto. Designers de construção usam várias estratégias para criar vigas estruturalmente sólidas que suportem um contrapiso, como o compensado CDX. Contudo, instalar pisos de cerâmica em CDX requer tipos de colas específicas para uma superfície duradoura.

Outras pessoas estão lendo

Identificação CDX

Um tipo comum de compensado usado para contrapiso, ou a camada final de apoio para o piso, é o CDX. A composição estrutural do CDX consiste em várias camadas finas de pinha coladas no formato de madeira compensada. O madeiramento CDX possui bordas com sulcos e linguetas, permitindo que o instalador entreligue as placas para formar uma camada mais durável de contrapiso. Cada folha de CDX pode variar em espessura, entre 1,6 cm a 1,9 cm. Contudo, a maioria das placas de CDX tem um tamanho comum de instalação de 2,5 m.

Adesivo baseado em cimento modificado

O adesivo de pisos baseado em cimento modificado é uma forma alterada da massa comum de cimento usada para instalar pisos de cerâmica em contrapisos de concreto. O adesivo modificado tem polímeros a mais (plástico especializado), bem como borracha em sua composição. Esse adesivo funciona bem em pisos de pouco movimento causado pela habilidade natural da madeira de expandir-se e contrair com as alterações de temperatura.

Cola de piso de madeira

O adesivo de piso de madeira é outro tipo modificado de cola. A flexibilidade do adesivo é especialmente projetada para aplicações em pisos de madeira. Geralmente, trata-se de um sistema colante de duas partes. Dois ingredientes com suas propriedades são combinados antes da aplicação, criando uma reação química que aumenta a aderência.

Argamassa flexível

Selecionar o adesivo correto para instalar o piso inclui a escolha de uma argamassa complementar. A argamassa é um material preenchedor que ocupa o espaço entre cada piso instalado. Quando ela é rígida, a argamassa não é capaz de mover-se de acordo com a expansão e a contração da madeira, causando rachaduras nos pisos. A argamassa flexível deve ser usada, junto com o adesivo flexível, para criar um chão firme que se move com as pequenas alterações do contrapiso.

Considerações

A madeira não é um substrato sugerido para a instalação de pisos de cerâmica. As oscilações da forma, de acordo com as variações de temperatura, podem facilmente rachar pisos recentemente instalados. Na verdade, pisar sobre os pisos desalinhados em relação ao movimento da madeira fará com que eles se rachem sob os pés da pessoa. Recomenda-se o uso de um bordo apoiador, feito de cimento, sobre a superfície do CDX. Os pisos seriam aplicados na placa de cimento, em vez de na madeira, criando uma melhor superfície que suporta as alterações de temperatura.

Custo

O adesivo básico para pisos de cerâmica é relativamente barato. Contudo, as colas modificadas necessárias para a instalação de cerâmica em CDX custam mais devido aos polímeros e borracha acrescentados. Os consumidores devem levar isso em consideração antes de decidir sobre qual será o material do contrapiso e do piso final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível