Mais
×

Tipos de compensado de madeira-de-lei

Atualizado em 17 abril, 2017

Na indústria de produtos de madeira, o compensado é o termo genérico para qualquer produto folhado. O compensado de madeira-de-lei é construído a partir de árvores de madeira-de-lei, que possuem as características de folhas largas, produção de frutas ou nozes e dormência no inverno em comum. Compensados são categorizados pelo tipo de núcleos usados em sua construção. Existem cinco tipos principais de núcleos de compensado de madeira de lei: folheado, MDF, aglomerado, combinação e madeira.

Na indústria de produtos de madeira, o compensado é o termo genérico para qualquer produto folhado (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Núcleo de folheado

O compensado com núcleo de compensado é construído ao alternar camadas de folheado com uma superfície de grão de madeira. É leve, fácil de lidar e possui uma excelente força de suporte. Ele também possui uma força de dobramento incrível e habilidade para segurar parafusos.

Núcleo em MDF

O compensado em MDF é construído ao misturar madeira fina com uma máquina de enfardar, pressionando a mistura a calor em painéis. Os folheados da face e de trás são então colados ao núcleo. Esse compensado é muito consistente de fornada em fornada, e o núcleo é livre de imperfeições como vazios ou bolhas, permitindo uma melhor ligação com os folheados.

Núcleo aglomerado

Tábuas de aglomerado são construídas da mesma forma que o MDF, mas com uma poeira de madeira mais grosseiras, tornando-a mais leve e menos consistente que o MDF. Esse é o tipo de madeira compensada mais barata.

Núcleo de combinação

O compensado de núcleo de combinação consiste em dois tipos de construção. O primeiro possui um folheado central em camadas com um folheado cruzado nos dois lados e é seguido de uma camada de MDF, aglomerada ou compensada, mais os folheados da face e de trás. O segundo tipo de construção possui uma placa em pastilhas central com um folheado cruzado nos dois lados, além de folheados na face e atrás. O núcleo de combinação oferece um planamento consistente e uma boa habilidade para segurar parafusos em um peso menor do que o MDF e uma peça aglomerada.

Núcleo de madeira

O compensado de núcleo de madeira é construído com tiras de madeira sólida. O folheado é preso assim que o núcleo foi posto à tona. Esse tipo de compensado possui uma boa recuperação, o que faz dela uma boa escolha para construir prateleiras longas e largas em gabinetes e armários. Por ser um dos tipos mais caros de compensado, está ficando menos popular.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article