Tipos de convite

Escrito por mary beth swayne | Traduzido por aline chaves de andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de convite
Independentemente do tipo de convite escolhido, a data e a hora são itens essenciais que devem estar presentes em todo e qualquer convite (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As pessoas podem ser convidadas para praticamente qualquer coisa, em qualquer lugar e de qualquer maneira, passando pelos SPAMS convidando os vizinhos para a inauguração da nova loja e indo até os convites para a festa de formatura da escola da sobrinha. Quando for decidir qual o tipo de convite enviar, considere as pessoas para as quais estará enviando-o. Serão quatro gerações de membros da mesma família que estarão recebendo o seu convite? Leve em consideração também o tipo de evento para o qual o convite será feito. É formal, como um casamento, ou casual, como um churrasco? Há uma variedade de convites e maneiras de mandá-los, porém, além disso, há muitas considerações que devem ser analisadas quando se toma decisões a respeito de quais tipos de convites usar.

Outras pessoas estão lendo

Convites eletrônicos

Os "e-vites", ou convites eletrônicos, oferecem vantagens e desvantagens para o remetente e os destinatários. Eles são convites informais, geralmente usados em sites de redes sociais como o Facebook e o MySpace, ou enviados por e-mail para a lista de contatos do remetente. Alguns sites permitem que as pessoas respondam aos convites também eletronicamente, mas, como geralmente a opção de resposta é o "talvez", os organizantes do evento ficam impossibilitados de obter o número certo de pessoas que estarão presentes. Além disso, nem todas as pessoas usam redes sociais ou e-mail, portanto você ter que usar também os convites de papel. Para os experientes com a internet, os e-vites evitam que os convites de papel se percam, além de possibilitarem também a administração do calendário que as pessoas geralmente usam, seja o do telefone, do computador ou de qualquer outro eletrônico. E-vites são práticos por poderem serem enviados em massa — ao contrário dos de papel, que precisam ser enviados individualmente ao endereço de cada destinatário. Lembre-se, contudo, de que e-vites não são aceitos para eventos formais como casamento, mas funcionam perfeitamente para festas de aniversário de crianças, reuniões de sexta-feira à noite de jovens ou inaugurações de casa.

Tipos de convite
Convites de papel são necessários para eventos formais (Comstock/Comstock/Getty Images)

Convites de casamento

Convites para casamento são considerados formais porque a cerimônia é um evento formal. Hoje em dia, esses convites têm variados estilos, cores e decoração, mas são geralmente enviados pelo correio. Ao selecionar os seus convidados para a cerimônia e para a recepção, leve em consideração a capacidade dos locais onde os eventos serão realizados. As informações necessárias para confirmar a presença no evento somente são incluídas no convite apenas se um cartão de resposta não estiver incluído. O cartão de resposta é menor do que o convite, mas feito do mesmo papel que ele.

Tipos de convite
Quando o cartão resposta não está incluído no convite, as informações necessárias para confirmar presença estão colocadas no corpo do convite (Comstock/Comstock/Getty Images)

Convite para festa surpresa

Convites para festa surpresa podem referir-se a aniversários, aniversários de casamento, chás, tais como de bebê ou de cozinha, além de outras celebrações. A coisa mais importante a respeito de um convite para essa ocasião é tornar o destinatário ciente do fato de que a ocasião se trata de uma festa surpresa. O site "Colors by Design" recomenda o uso de letras maiúsculas ou em negrito, estabelecendo que a festa é surpresa. Inclua também a hora em que os convidados devem chegar, onde eles devem estacionar os carros (para que o convidado de honra não os veja e consequentemente não os reconheça, arruinando assim a surpresa) e o horário que o convidado de honra chegará. Para tornar o convite mais alegre, inclua um poema sobre surpreender o convidado de honra ou uma frase do gênero "não entregue o jogo", para relembrar os convidados de que se trata de uma festa surpresa. Quando a festa surpresa se referir a um chá de cozinha, lembre-se de incluir a informação a respeito dos locais onde as listas de presente estão para que os convidados possam comprar presentes que agradem aos noivos.

Tipos de convite
Chá de cozinha é uma das celebrações que geralmente fazem parte de convites para festa surpresa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Convites para festa de aniversário

Convites para festa de aniversário podem ser resolvidos de várias maneiras. Eles podem ser enviados via e-mail, mensagens de texto, ou até para a escola de seu filho. Quando for enviá-los, analise a idade da pessoa e o local em que a festa será realizada. Caso se trate de uma festa de 2 anos, é melhor que os pais enviem os convites para os amigos e família, mas, em se tratando de uma festa de 8 anos, o aniversariante pode entregar os convites aos seus colegas de sala, ao passo que os pais podem também convidar adultos e amigos da família do aniversariante. Dependendo da idade dos pais, convites eletrônicos, telefonemas e malas diretas podem ser apropriados. Para uma festa de aniversário de 50 anos, convites mais formais são recomendados devido ao fato de se tratar de uma ocasião especial e também por conta da idade dos convidados, mas se lembre de levar em consideração o local onde a festa será realizada. Considere também seus amigos e familiares quando for decidir o método que utilizará para enviar os convites.

Tipos de convite
Convites para festa de aniversário possuem vários modelos, decorações e maneiras de serem enviados (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Convites para ocasiões especiais

Muito raramente, todos temos que ir a ocasiões especiais, tais como formaturas ou inauguração de uma nova casa. O tipo de convite está diretamente relacionado ao tipo de evento. O nível de formalidade do convite deve respeitar o nível de formalidade da ocasião. Os convites de inauguração de casas novas são semelhantes aos convites de festa de aniversário. Análise os hábitos de sua família e de seus amigos. Eles checam e-mail regularmente? Usam redes sociais? Você deseja ter cópia dos cartões de confirmação? Você decide o tipo de convite a ser usado. Em se tratando de formaturas, a escola e a família devem enviar convites formais, por se tratar de uma ocasião única. Caso sejam sentimentais, os convites devem então ser feitos de maneira que o formando possa guardá-los pelo resto de suas vidas. Ocasiões especiais devem ter convites feitos no mesmo estilo.

Tipos de convite
Eventos formais, como formaturas, requerem também convites formais (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível