Mais
×

Tipos de corte de madeira com nós

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Adicionar um corte de madeira à sua casa vai ajudar a distingui-la de outras. Mesmo que a casa do seu vizinho tenha madeira de nó, é possível distinguir a sua através do tipo e do acabamento de madeira que você escolher. Escolher a melhor madeira para sua casa depende da cor de sua preferência, condições climáticas e a umidade onde você mora.

A madeira de nó pode adicionar uma aparência diferente à sua casa (wood image by Marvin Gerste from Fotolia.com)

Nó de pinho

O nó de pinho é de cor clara como areia e nós marrons escuros. Ele combina perfeitamente em uma casa onde há decoração rústica. Apesar do pinho ser uma madeira relativamente macia, muitas vezes ele passa por um acabamento com verniz claro e sem revestimento para endurecer. O uso de vernizes é recomendado para evitar que a madeira se rompa, já que seca completamente. Constantes mudanças nos padrões de umidade podem causar deformações na madeira de pinho.

Nó de amieiro

O nó de amieiro é claro como areia branca com pequenos nós escuros. O amieiro é uma madeira dura e, uma vez seca, não é propensa a rachaduras ou deformação. Devido à sua estabilidade, dureza e cor, a madeira de amieiro é geralmente envernizada com cores mais escuras, imitando nogueira ou cerejeira. Ela não requer um acabamento de endurecimento e facilmente obtém um acabamento liso e de alto brilho.

Nó de nogueira

O nó de nogueira é de cor chocolate com nós mais escuros, quase pretos. Os nós são geralmente quebrados, como uma formação de teia de aranha. Esta madeira é a favorita de proprietários de casas que desejam um corte de madeira mais escura. No entanto, é possível clarear a nogueira se você tiver conhecimentos de marcenaria. Embora seja fácil trabalhar a nogueira, ela é relativamente macia, por isso recomenda-se o endurecimento para evitar o desgaste prematuro da madeira. A nogueira também é suscetível a mudanças na umidade. Os poros largos e abertos absorvem a umidade e fazem com que a madeira deforme. Adicionar o acabamento de endurecimento à madeira ajuda a evitar que isso aconteça.

Nó de cedro

O nó de cedro tem sido usado há séculos em residências devido ao seu aroma e abundância na antiguidade. Ele é encontrado nos tons marrom, vermelho e marrom com listras em placas com poucos ou inúmeros nós. É uma madeira macia e deve ser revestida com endurecimento, porém, o processo de endurecimento faz com que ele perca seu aroma agradável. Devido a isso, muitos optam por manter a madeira natural. O cedro não é tão suscetível a mudanças de umidade como a maioria das madeiras resinosas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article