Tipos de costura feitos à mão

Escrito por deborah jones | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de costura feitos à mão
Costurar à mão fornece o toque de acabamento para muitos projetos de costura (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Estamos tão habituados a deixar que as máquinas de costura façam todo o trabalho, que as pessoas mais novas na área consideram impossível costurar sem o uso da máquina. A costura à mão é um trabalho manual antigo que requer habilidade e que tem passado de geração para geração, ou seja de mãe para filha. Podem fazer-se peças de roupa ou acessórios para a casa, usando várias técnicas de costura à mão ou criar-se imagens elaboradas e decorativas.

Outras pessoas estão lendo

Utilização da costura à mão

Enquanto que as máquinas de costura fazem o trabalho árduo de muitos projetos, tornando possível a criação de peças grandes como por exemplo, as cortinas de uma forma mais rápida, a costura feita à mão é, muitas vezes, usada para pequenos trabalhos, realizando-os de uma forma mais rápida e eficiente. Outras tarefas de costura, como por exemplo, prender botões, fazer bainhas ou fazer consertos rápidos em roupas danificadas são comumente feitas à mão.

Pontos de costureira

Os costureiros usam vários pontos de costura diferentes para finalizar diversas etapas na criação de um vestido. O ponto de alinhavo é usado para unir os tecidos em costuras temporárias para assegurar um ajuste adequado ou quando se costura material escorregadio como a seda. O ponto fixo é outra forma de costura à mão, ele é usado para firmar as pontas de tecido elástico, como por exemplo, uma camisa de lã, de modo que as áreas como as linhas do decote não estiquem demais durante a costura. Outras técnicas de costura feita à mão, descrevem a aparência dos pontos, como por exemplo, o ponto corrido, um conjunto de pontos menores e uniformemente espaçados ou o ponto atrás que produz uma carreira de pontos sem falhas entre eles.

Pontos de bordado

Os pontos de bordado criam uma superfície decorativa em tecidos para o lar e para o vestuário. Existem técnicas diferentes de pontos de bordar que são usados para obter diversos efeitos. Entre esses pontos existem o ponto alfabeto que é usado, muitas vezes, na criação dos monogramas ou o ponto de apliqué, usado para juntar um pedaço de tecido em cima de outro. Os pontos de bordado, como por exemplo, o ponto em cadeia ou o ponto baga, também são usados para criar imagens bordadas.

Pontos de Tapeçaria e ponto cruz

Os projetos de costura em pontos de tapeçaria e ponto cruz também são comumente feitos à mão, onde ambas as técnicas têm pontos de costura distintos. O ponto cruz é feito em um tecido liso de poliéster chamado aida. O ponto cruz é feito costurando dois pontos pequenos diagonais que se cruzam na parte da frente do trabalho. Se você trabalhar áreas adjacentes com cores diferentes cria uma imagem. Os pontos de tapeçaria também são usados para criar imagens costuradas à mão e são trabalhados em diferentes costuras como o meio ponto cruz ou o ponto mosaico. Este tipo de trabalho em tapeçaria é também chamado de meio ponto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível