Mais
×

Tipos de cúpulas para abajur

Atualizado em 23 março, 2017

Escolher uma cúpula para abajur pode ser mais complicado do que parece. Primeiro, você deve decidir qual estilo irá combinar com a decoração. Em seguida, tem que escolher uma que seja compatível com o tipo de base ou adaptador. Da mesma forma, você deve encontrar o tamanho certo de cúpula; ela deve ser baixa apenas o suficiente para cobrir o interruptor. Também é preciso pensar no uso do abajur. Por exemplo, se ele for utilizado principalmente para a leitura, a cúpula deve ser mais larga do que o normal para dar o máximo de luz.

Escolher uma cúpula para abajur pode não ser tão fácil quanto parece (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Base aranha

Um adaptador-aranha repousa em uma montagem de rosca no topo do abajur e sua cúpula é firmada pelo chamado "remate". Ele vem em tamanhos que variam de 17 a 30 cm na parte de cima, e muitas vezes sua largura determina a profundidade. Certifique-se de que a cúpula seja baixa o suficiente para cobrir a lâmpada; a luz não deve ser visível desde nenhuma outra cadeira na sala.

Adaptador UNO

Muitos abajures são feitos de tal forma que você terá que remover a lâmpada para prender a cúpula. Eles são equipados com um encaixe UNO tanto em cima quanto embaixo da lâmpada, então exigem a compra de uma cúpula que o acomode. Para complicar ainda mais, existem dois tipos de acessórios UNO: de empurrar ou enroscar. Com um abajur que exija uma montagem de rosca, você vai precisar prender a cúpula torcendo-a na base. Se não houver nenhum enroscamento, simplesmente empurre a cúpula no encaixe UNO para cima ou para baixo. Depois disso, substitua a lâmpada e pronto.

Adaptador clipado

Muitas cúpulas são presas por grampos para a lâmpada, mas essas são encontradas predominantemente em luzes de teto ou lustres. Independentemente do tipo de abajur, é importante verificar a potência da lâmpada nas especificações do produto. Se a potência for muito alta, você pode causar um incêndio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article