Tipos de curativos úmidos

Escrito por stephanie daniels | Traduzido por ale grassi
Tipos de curativos úmidos
Os curativos úmidos se diferem dos secos por manterem a umidade da ferida (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os curativos úmidos se diferem dos secos por manterem a umidade da ferida. As feridas se curam mais rapidamente quando curativos úmidos são aplicados. Esta umidade faz o papel de uma pele saudável, curando a ferida mais rapidamente e por completo.

Alginato

Alginatos possuem este nome por derivarem de algas marinhas. Eles se transformam em um gel quando colocados sobre uma ferida. Gazes são posicionadas sobre o alginato para evitar que sequem mais rápido. Colocá-lo em camadas aumenta seu poder de absorção e assegura que fique mais úmido por um tempo maior. Algumas marcas incluem Kaltostat, Ropes, e Sorbsan.

Curativo adesivo

Também conhecidos como curativos hidrocoloide, eles se agarram diretamente sobre a ferida e formam uma substância viscosa quando o agente gelificante interage com secreções da mesma. Esta substância proporciona um ambiente ideal para a cura. As marcas disponíveis incluem Tegasorb e DuoDerm CGF.

Espuma

Normalmente usadas em feridas recentes, curativos de espuma absorvem grandes quantidades de secreção. Alguns possuem adesivos, enquanto outros exigem esparadrapos para se firmarem sobre a ferida. Marcas disponíveis incluem Lyofoam, Allevyn e Polymem.

Espuma de silicone

Assim como curativos de espuma, os de silicone evitam que a ferida se agarre ao curativo, protegendo-a de remoção de casca e pele durante a troca de curativos. São usadas no tratamento de feridas com pouca ou muita secreção. Marcas disponíveis incluem Tendra Mepilex, Tendra Mepilex Lite e Tendra Mepitel.

Hidrogel

Disponível em gel, gazes com gel ou em folhas, curativos hidrogel exigem um segundo curativo para que mantenham a umidade e promovam a cura. Este tipo de curativo é ideal para feridas com poucas secreções. Marcas disponíveis incluem Tegagel e DuoDerm.

Hidrofibra

Os materiais absorventes em curativos de hidrofibra interagem com a ferida, criando um gel hidratante. Disponíveis em almofadas ou fitas, são ideias para feridas com muita secreção. Eles controlam o sangramento e permanecem no lugar por até uma semana, dependendo da quantidade de secreção. São disponíveis através da marca Aquacel.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível