on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os tipos de cúrcuma

Atualizado em 20 julho, 2017

A cúrcuma (Curcuma longa) é reverenciada ao redor do mundo como o "tempero da vida", e é frequentemente usada em uma ampla variedade de produtos, incluindo perfumes, cosméticos, corantes e óleos essenciais. As cozinhas tailandesa, indiana e persa usam a cúrcuma para dar cor e sabor, principalmente em pratos de curry. A Índia é o maior exportador do tempero e, apesar de haver cerca de 70 variedades de Curcuma longa espalhadas pelo mundo, as cúrcumas Madras e Allepey são as mais conhecidas. As medicinas aiurvédica e chinesa usam a curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, para aliviar a artrite, depressão, diabetes, mal do estômago e inflamação. Estudos mostram que a cúrcuma pode evitar certos tipos de câncer.

A cúrcuma é um tempero popular usado em curry (various spice bowls image by Martin Garnham from Fotolia.com)

Variedades comuns da cúrcuma

A cúrcuma mais comum, a cúrcuma longa, é chamada simplesmente de cúrcuma ou açafrão indiano. Ela é usada para temperar curry, picles, mostarda e outros produtos alimentícios. A cúrcuma de Madras é cultivada na região de Tamil Nadu da Índia e tem coloração amarela forte.

Outra variedade popular é a cúrcuma Alleppey; essa variedade é produzida na região de Kerala, na Índia, e é preferida pelos cozinheiros porque o pó tem o sabor mais parecido com o do tempero fresco. A raiz de Alleppey tem cor escura, devido à alta concentração de curcumina.

Loading...

Variedades menos conhecidas

As variedades menos conhecidas de cúrcuma são produzidas em diferentes regiões da Índia e geralmente recebem o nome de onde são plantadas, como Erode, Salem, Suvarna, Sudarshana, Suguna, Rajapore, Sangli, Nizamabad, Haldi aroma da China, Thodopuza e cúrcuma rajada de vermelho.

Espécies relacionadas

Há seis espécies relacionadas à cúrcuma (Curcuma longa): gengibre manga (Curcuma amada), cúrcuma de folhas estreitas (Curcuma angustifolia), cúrcuma selvagem (Curcuma aromatica), Curcuma australásica e zedoária (Curcuma zedoaria). A cúrcuma selvagem é amarela clara e uma boa fonte de óleo essencial. Ela é muito usada na China para fazer cosméticos e perfumes. As de folhas estreitas, zedoária e negra (Curcuma caesia) crescem no nordeste da Índia.

Comprando cúrcuma

Se você estiver procurando cúrcuma fresca, tente ir a lojas de produtos asiáticos ou internacionais. A raiz da cúrcuma é melhor quando estiver limpa e sem rugas; como o gengibre, a raiz de cúrcuma fica enrugada quando perde o frescor.

Compre cúrcuma em pó de alta qualidade para conseguir um sabor melhor e substitua seu estoque com frequência, pois o tempero pode ficar amargo e perder o gosto com o tempo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...