×
Loading ...

Tipos de democracia governamental

A democracia costuma ser referida como o "governo do povo para o povo", como citado no monumental Discurso de Gettysburg de Abraham Lincoln. A Enciclopédia Online de Filosofia da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, define a democracia como "um método de grupo de tomada de decisão caracterizado por uma espécie de igualdade entre os participantes em uma fase essencial da tomada de decisão coletiva". Apesar dessa definição aparentemente simples, a democracia vai muito mais além. Com a evolução dos governos e o desenvolvimento de novos sistemas, a democracia tornou-se muito mais complexa e difícil de definir.

Os Estados Unidos são um exemplo de uma democracia presidencial (nationalstolz image by Herbie from Fotolia.com)

Democracia direta

A democracia direta opera sem representantes do governo e coloca as decisões diretamente nas mãos do povo. Exemplos desse tipo de democracia podem ser vistos em toda a história política, com as reuniões da Câmara Municipal e as votações. A democracia direta é uma espada de dois gumes; por um lado, ela coloca o poder exclusivamente nas mãos do povo, mas por outro, pode facilmente transformar-se em um mero jogo de números. A Suíça é um exemplo de um país que usa muitos elementos da democracia direta.

Loading...

Democracia presidencial

A democracia presidencial é uma forma de democracia representativa. Ao contrário da democracia direta, a presidencial emprega representantes para manter a ordem e garantir a equidade das questões do governo. Os Estados Unidos são um exemplo de uma democracia presidencial. O povo elege os membros do Poder Executivo, como o presidente e o vice-presidente, bem como o ramo legislativo, como os membros do Congresso. Esses últimos são eleitos em uma época diferente do presidente e só têm o poder de remover o presidente do cargo se ele cometer um crime. O presidente não pode introduzir uma nova legislação, embora possa vetar leis que o Congresso tentar passar.

Democracia parlamentar

A democracia parlamentar é outra forma de democracia representativa. É um método comum de governo democrático, e exemplos incluem o Reino Unido, o Canadá e a Austrália. Ao contrário de uma democracia presidencial, um sistema parlamentar é comandado pelo parlamento e um primeiro-ministro, que geralmente também é um membro do parlamento. Em uma democracia parlamentar, há menos distância entre o poder executivo e o legislativo. Além disso, esse tipo de democracia geralmente trabalha em cooperação com um chefe de estado, como um monarca, que lida com as questões de Estado enquanto o parlamento lida com a legislatura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...