Tipos de detectores CLAE

Escrito por dawn denmar Google | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de detectores CLAE
As amostras devem ser preparadas para a análise por CLAE (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) é um método analítico utilizado para identificar os componentes de misturas ou compostos complexos. A tecnologia foi desenvolvida na década de 80 com o desenvolvimento de programas e diferentes tipos de colunas usadas para análises complexas. O CLAE é utilizado predominantemente nas indústrias farmacêuticas, ambientais, alimentícias, de bebidas, energéticas e para pesquisa e desenvolvimento. Os instrumentos do CLAE consistem no reservatório de solvente, desgaseificador, injetor, detector, integrador e coluna, esta sendo um forno de controle de temperatura. Os principais fabricantes de instrumentação CLAE são Walters, Argilent, Shimadzu e Hewlett Packard. Todos os instrumentos CLAE podem funcionar com diferentes detectores e programas.

Outras pessoas estão lendo

Ultravioleta (UV)

Os detectores Ultravioleta (UV) possuem um bom custo-benefício e são bastante populares na indústria. Este tipo de detector responde a substâncias que absorvem luz. O detector UV é utilizado principalmente nas áreas biomédica e farmacêutica para separar e identificar os principais componentes ativos de uma mistura. Eles são os mais versáteis e apresentam melhor sensibilidade e linearidade. Os detectores UV não podem ser utilizados para testar substâncias com baixo teor de cromóforos (totalmente ou parcialmente incolores), pois eles não podem absorver luz de baixa intensidade.

Fluorescência

O de fluorescência é o mais sensível detector CLAE, usado quase que exclusivamente na cromatografia líquida (CL). Ela detecta somente as substâncias emissoras de luz. Este detector é bastante utilizado em análises vestigiais na área ambiental. Por ser muito sensível, a sua resposta é linear somente sobre uma gama de concentração relativamente limitada. Como não existem muitos elementos fluorescentes (que passem pela fluorescência ou se tornem fluorescentes), cientistas precisam sintetizar amostras para torná-las detectáveis.

Espectrometria de massa

O acoplamento do detector de espectrometria de massa com o CLAE é chamado de CLAE-EM e forma uma das melhores tandens analíticas. O CLAE-EM é o mais poderoso detector, sendo particularmente relevante para a área médica e amplamente utilizado em laboratórios farmacêuticos e na pesquisa e desenvolvimento. O principal benefício do CLAE-EM é a sua capacidade de analisar e fornecer a identidade molecular de uma vasta gama de componentes.

Detector de índice de refração (IR)

O detector de índice de refração (IR) utiliza um monocromador e é um dos detectores CL menos sensíveis. Ele é extremamente útil para detectar os compostos não-iônicos, que não absorvem luz ultravioleta e não fluorescem. Amostras examinadas com este detector incluem açúcar, álcool, ácido graxo e polímeros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível