Tipos de detergentes de clorexidina

Escrito por brynne chandler | Traduzido por r spol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de detergentes de clorexidina
O sabão de clorexidina vem sendo usado há decadas

Muitas infecções perigosas e doenças infecciosas estão se tornando mais prevalentes, por isso é importante conhecer o que pode ajudar você e sua família manterem-se seguros e saudáveis. Há inúmeros sabões antissépticos e produtos de limpeza à base de álcool sem água no mercado, porém também existem dúvidas sobre a sua eficácia. O detergente de clorexidina vem sendo usado por décadas, mas a maioria das pessoas o desconhece.

Outras pessoas estão lendo

O que é detergente de clorexidina?

Os detergentes de clorexidina são quaisquer produtos de limpeza que contenham clorexidina, que é um antisséptico. Eles funcionam pelo rompimento das membranas celulares das bactérias. Além disso, podem afetar fracamente vírus. Porém, eles não têm nenhum efeito sobre esporos e fungos, embora sua ação seja de longa duração e baixa toxicidade.

Tipos utilizados em hospitais

Muitos hospitais colocam detergentes de clorexidina nos suportes de sabonete líquido que médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde fazem uso para lavarem as mãos. O Royal Children's Hospital de Melbourne (Hospital Real Pediátrico de Melbourne, em tradução livre) usa pelo menos dois tipos: um verde-matizado, o gluconato de clorexidina (solução de 2%), na rotina de lavagem das mãos, e um rosado (solução de 4%) para o uso na sala de cirurgia e em pacientes que estão prestes a se submeter à cirurgia.

Os cirurgiões devem usar uma solução de clorexidina sem água à base de álcool e depois cobrir suas mãos e braços antes de colocar as luvas cirúrgicas.

Os hospitais também utilizam clorexidina pré-embalada e embebida em esponjas para limpar feridas, bem como agulhas, cateteres intravenosos e locais de injeção.

Tipos vendidos aos consumidores

Muitas marcas populares de sabonetes antissépticos contêm clorexidina, geralmente em solução de 1 a 2 por cento. O Hibiclens, o limpador de clorexidina mais popular, está disponível na maioria das farmácias.

O Committee to Reduce Infectious Deaths recomenda às pessoas que serão submetidas à cirurgia que esfreguem a pele da região do pescoço para baixo com um sabonete de clorexidina a cada dia por três dias antes da cirurgia. É postulado que isso diminui o risco de infecção.

Tipos para uso feminino

Muitos lenços e sprays de higiene feminina contêm clorexidina; hospitais usam-nos para limpar a área vaginal após o parto e para cuidar das incisões feitas durante um corte de cesariana. É sabido que lavar a mãe e o bebê com clorexidina imediatamente antes e após o nascimento tem diminuído drasticamente as taxas de mortalidade infantil em países do terceiro mundo.

Tipos para uso animal

A clorexidina é utilizada rotineiramente em clínicas veterinárias na limpeza de feridas. De acordo com várias pesquisas, incluindo uma publicada na "Veterinary Surgery" em 2009, as feridas em cães tratados com clorexidina curam muito mais rapidamente e com menos infecções do que as feridas tratadas com soro fisiológico.

Os gatos têm ficado surdos quando sob uso de clorexidina associado ao quadro de tímpano perfurado. Em outras palavras, não a use em seus animais antes de consultar o seu médico veterinário.

Tipos para uso oral

Embora os colutórios bucais como Oral-B não podem ser, tecnicamente, chamados de "detergentes", é interessante notar que a clorexidina também é usada por dentistas para limpar os sítios de implantes dentários para ajudar a prevenir a cárie dentária e gengivite e como um colutório geral antibiótico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível