×
Loading ...

Tipos de dobradiças ou conectores de porta

Dobradiças e outros tipos de conectores estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e materiais. Os diferentes tamanhos que as dobradiças vem são para que possam suportar diferentes pesos. Os nomes dados para as dobraduras são baseados nos mecanismos para pivotar. À medida que você escolhe uma estimativa educada para o tamanho da dobradiça, você irá provavelmente enfrentar muito mais o perigo de não escolher uma dobradiça do tamanho errado porque a maioria das dobradiças são desenhadas para sustentar muito mais peso do que necessitam.

Que tipo de conector evita que sua porta caia? (hinge image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Dobradiças clássicas

Uma dobradiça clássica é desenhada com duas peças retangulares de metal que possuem buracos de parafusos. Um pino une as peças de metal conhecidas como abas. O pino é fixo, o que significa que pode ser utilizada em portas que abrem tanto para esquerda como para a direita. O pino fixo também serve como um item de segurança para evitar que a porta caia ou seja removida facilmente. A remoção da dobradiça requer que ela seja desparafusada da parede.

Loading...

Dobradiças de pino solto

As dobradiças de pino solto são similares as dobradiças clássicas, mas possuem uma diferença vital: O pino nesta dobradura é solto pois é removível. Isso permite uma remoção muito mais fácil do que uma dobradiça clássica. A utilização mais comum de dobradiças de pino solto são em portas de interiores.

Dobradiças em T

Uma dobradiça em T é nomeada assim pois possui formato em T. Uma peça vertical é posicionada no batente e a peça horizontal é posicionada na porta. As dobradiças em T normalmente são utilizadas em portões e armários.

Dobradiças com Braço

Dobradiças com braço parecem com dobradiças clássicas exceto pelo fato de que os buracos dos parafusos estão nas bordas exteriores de cada aba de metal. Isso proporciona à dobradiça com braço ais estabilidade e força que explica o fato de elas serem utilizadas principalmente em portas muito pesadas. Para facilitar o movimento das portas com essas dobradiças, elas são permanentemente lubrificadas.

Trancas

As trancas são conectores que são principalmente utilizados para trancar portas exteriores com a ajuda de um cadeado passado por uma fechadura em que passa um anel. Trancas de segurança são desenhadas com uma seção entalhada que esconde o parafuso que prende as trancas quando fechadas. Um tipo diferente de tranca é utilizado para conectar portas de correr. A diferença no desenho é um final arrebitado que ajuda a esconder os parafusos de instalação. Esse tipo de conexão normalmente não requer um cadeado.

Ferrolhos

Ferrolhos são utilizados para conectar uma porta a uma parede com propósito de segurança, mas nem todos os ferrolhos são desenhados para segurança. Ferrolhos com mola fecham um armário automaticamente quando os roladores pegam uma placa de pressão localizada dentro da montagem do armário. Ferrolhos auto–fechantes não tem puxadores, no entanto possuem um fechamento suave em uma dobradiça central para providenciar suporte. Outro tipo de conector utiliza um ferrolho magnético que pega uma placa de metal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...