×
Loading ...

Tipos de equipamentos de movimentação de materiais

Atualizado em 17 abril, 2017

Os equipamentos de movimentação materiais são equipamentos usados para movimentar, armazenar ou controlar os materiais dentro das instalações. Essas instalações podem ser as fábricas, onde o material é fabricado, e os locais de descarte, onde ele é eliminado. Pode-se citar como grandes equipamentos de movimentação de materiais os guindastes, os caminhões e os elevadores; já os pequenos são caixas de armazenamento, carrinhos e até mesmo caixas de papelão. A finalidade desses equipamentos é a movimentação rápida, segura e simples dos materiais quando comparados com a execução manual.

Um guindaste levantando uma escavadeira; ambos são considerados equipamentos de movimentação de materiais (Image by Flickr.com, courtesy of Bill Burris)

Transporte

O transporte se refere a qualquer tipo de equipamento que movimenta o material de um local para outro. Pode-se citar como exemplo a movimentação de uma instalação para outra, de uma extremidade da unidade a outra ou, simplesmente, de uma plataforma de atracação para um local de armazenagem. Caminhões, reboques, guindastes, correias transportadoras e elevadores são alguns tipos de equipamentos de transporte. Dessa forma, os guindastes são usados ​​para mover materiais, mas são restritos a determinadas zonas; os caminhões podem movimentar o material em quaisquer lugares e as correias transportadoras, ao longo de um único caminho.

Loading...

Posicionamento

Os equipamentos de posicionamento são usados para garantir que o material seja movimentado com segurança. Isso pode significar que o material seja girado, rodado ou empilhado. Os equipamentos de transporte ou armazenamento podem ser exemplos de dispositivos que manuseiam o material posicionado. Assim, eles são usados principalmente para reduzir a fadiga do trabalhador, garantir um tratamento mais seguro caso o equipamento seja irregular para movimentar manualmente e mover equipamentos que sejam perigosos para as mãos humanas.

Recipientes ou unitizadores

Os recipientes ou unitizadores são equipamentos que estabilizam ou retêm materiais para evitar o movimento durante o transporte ou o armazenamento. Paletes, estrados, sacos, caixas, recipientes de carga, engradados, correias, embrulhos, cestos e estantes são alguns dos diferentes tipos de equipamentos unitizadores. Eles permitem que mais de um item do mesmo material seja transportado. Por exemplo, uma caixa de ovos pode transportar uma dúzia de ovos de uma só vez.

Armazenamento

O armazenamento permite que o material permaneça em uma instalação, local ou contêiner por um longo período de tempo necessário. Estantes, caixas, caixilhos e prateleiras são exemplos comuns. No entanto, existem muitos tipos de suportes, incluindo prateleiras de paletes, estantes de recuo, estantes e prateleiras deslizantes. A finalidade do armazenamento é a permissão para que a produção continue seu processo sem a necessidade de parar devido ao excesso do produto produzido. O armazenamento também é útil para manter a produção excedente, no caso de uma demanda repentina ou da escassez em outras regiões.

Controle

Em instalações com grande produção, armazenamento e eliminação, possuir uma maneira de manter o controle de todo o material é um ponto importante. Embora isso possa ser feito manualmente em escalas menores, as grandes instalações dependem de equipamento de controle e de identificação. Itens como códigos de barras, identificação por radiofrequência e tiras magnéticas compõem a maioria dos equipamentos de controle.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...