Tipos de eventos de arremesso e salto

Escrito por heather potter Google | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de eventos de arremesso e salto
Salto com vara é uma das quatro modalidades de salto do atletismo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os esportes do atletismo consistem em eventos de corrida, salto e arremesso, muitos dos quais se originaram nas antigas olimpíadas gregas, incluindo o lançamento de discos e de dardos. Na competição moderna, o atletismo conta com quatro esportes de arremesso e quatro de salto, com a divisão entre homens e mulheres em cada evento.

Outras pessoas estão lendo

Salto em distância

O salto em distância consiste em que o atleta decole o mais distante possível possível a partir de uma tábua de impulso, aterrissando em uma caixa de areia. Os saltadores impulsionam-se através de uma corrida até a tábua de impulso e ao atingi-la , devem saltar para a frente. Se o pé do atleta ultrapassar a tábua de impulso, o salto é invalidado. Cada atleta tem direito a três tentativas e a maior distância é a computada no placar oficial.

Salto em altura

Os saltadores em altura devem ultrapassar uma barra que tem aproximadamente quatro metros de comprimento. O atleta corre até a barra para ganhar impulso e então executa o salto sobre ela, com a face para cima ou para baixo. Cada atleta pode tentar uma altura três vezes. Depois de o atleta ultrapassar a altura, os oficiais da prova sobem a barra. Se um atleta tocar ou derrubar a barra, o salto é invalidado.

Salto triplo

Os atletas do salto triplo correm um pequeno percurso e ao atingir a tábua de impulsão executam um conjunto de três longos saltos para atingir a maior distância possível. Os saltadores alternam os pés a cada salto e não podem ultrapassar o limite da tábua de impulsão antes de executá-los. Cada atleta tem direito a três saltos e a maior distância é a pontuação do saltador.

Salto com vara

Os atletas do salto com vara fazem uso de uma barra longa e flexível que mede entre quatro e cinco metros, a fim de ganharem propulsão e transporem o sarrafo. O atleta corre um pequeno percurso e encaixa a vara em uma caixa no chão, então ele dobra a barra e balança seu corpo sobre o sarrafo em uma posição semelhante a uma parada de mão. O atleta tem direito a três tentativas para ultrapassar cada altura e o oficial eleva o sarrafo após um salto bem sucedido.

Lançamento de dardo

O evento de lançamento de dardo usa uma lança longa e fina que tem um comprimento mínimo de 2,3 metros para as arremessadoras mulheres e 2,7 metros para os homens. O dardo feminino pesa no mínimo 600 gramas e o masculino 800 gramas. O lançador corre para ganhar impulso até a zona de lançamento, inclinando-se para trás com o dardo. Na zona de lançamento, o atleta deve arremessar o dado o mais longe possível. O pé do atleta não deve ultrapassar a marca da zona de lançamento e o dardo deve aterrissar dentro do campo da zona estipulada no campo.

Lançamento de discos

O disco é um objeto redondo feito de madeira ou metal que pesa um quilo para as atletas mulheres e dois quilos para os atletas homens. O lançador segura o disco na palma de sua mão e fica em um círculo de arremesso. O atleta segura o disco com a palma da mão virada para baixo, faz um giro no círculo para conseguir o impulso necessário e então arremessa o disco para a frente no campo de arremesso. Os atletas não podem pisar fora do círculo e todos os arremessos devem pousar dentro das linhas limítrofes do campo.

Arremesso de peso

No arremesso de peso, o atleta deve arremessar uma bola de metal o mais longe possível. Os atletas homens jogam uma bola que pesa sete quilos e atletas mulheres arremessam uma bola que pesa quatro quilos. O atleta coloca a bola em seu pescoço e se vira de costas para o campo, então ele desliza para trás, roda sobre si mesmo e e executa o arremesso . Eles tem três chances de arremesso, sendo que o mais longe contará como pontuação oficial. Os atletas que pisam ou ultrapassam o limite da área de lançamento perdem a pontuação daquele arremesso.

Lançamento de martelo

No lançamento de martelo, o atleta deve jogar uma bola presa a um fio e a um cabo o mais longe possível. A bola pesa em torno de quatro quilos para as mulheres e 7,5 quilos para os homens. O atleta fica parado e gira a bola ao redor do seu corpo para ganhar impulso, e então a arremessa de maneira a formar um arco para frente. Cada atleta tem três chances para jogar o martelo e a maior distância será a pontuação oficial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível