Tipos exercícios pendulares usados em fisioterapia

Escrito por aaron l. stokes | Traduzido por graciana brum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos exercícios pendulares usados em fisioterapia
A dor no ombro pode ser causada pelo levantamento de objetos pesados (Image by Flickr.com, courtesy of Vox Efx)

Pessoas que sofrem de dor no ombro podem notar uma certa rigidez nessa área. Se não tratada, esta rigidez pode, eventualmente, levar à perda total da mobilidade do ombro. Para melhorar a mobilidade do ombro, os fisioterapeutas têm exercícios projetados para manter os ombros relaxados. Um exercício terapêutico conveniente é a mobilização escapular ou exercício pendular. porque movimentos pendulares imitam a forma natural dos movimentos do ombro. Usar esse movimento é uma forma não invasiva para recuperar a força e amplitude de movimento.

Outras pessoas estão lendo

Pêndulo em pé

Levante-se e se apoie em uma cadeira ou mesa estável com o braço afetado. Dobre o seu corpo para a frente, enquanto dobra os joelhos para proteger as costas de uma lesão. Relaxe o braço afetado, deixando-o caído, enquanto relaxa os ombros também. Use o movimento do corpo para balançar o braço em pequenos círculos. Fique em pé e relaxado. Repita a ação, e mude a direção dos círculos.

Balançando na mesa de massagem

Deite-se horizontalmente em uma mesa de massagem ou mesa de exercício. Pendure o braço afetado sobre a borda da mesa. Permita que o braço afetado fique pendurado para baixo. Comece um movimento de pêndulo com um balanço de 60 cm para cada lado.

Balançando com uma bola medicinal

Sentado em uma bola de exercício encontre o ponto de equilíbrio inclinando o seu corpo nem muito para a frente nem para trás. Permita que o braço afetado fique pendurado em linha reta e para baixo, enquanto você enrijece os músculos abdominais. Balance o braço de forma pendular, com cerca de 60 cm para a frente e para trás.

Pêndulo ponderado

Este exercício é semelhante ao pêndulo de pé. A principal diferença é que você vai segurar os pesos na mão do braço afetado. O braço afetado vai balançar para trás e para frente cerca de 2,5 cm em cada direção. Este exercício não é adequado para pessoas com o ombro deslocado, tensão na parte superior das costas ou tensão no pescoço.

Duração dos exercícios

Inicialmente, o braço oscilante deve começar com um ângulo de 15 graus e, eventualmente, aumentar para um 30 ou 45 graus, dependendo da taxa de recuperação. A duração da oscilação deve inicialmente ser de 15 segundos, e, eventualmente, progredir para três minutos. Depois de cada seção faça uma pausa de 30 segundos e repita o exercício. As sessões de exercício devem ser repetidas três vezes por semana.

Propósito

Os exercícios de pêndulo são destinados a reabilitar a força dos estabilizadores ativos e estáticos da articulação do ombro. Adicionalmente, a restauração do ombro afetado alcança também a movimentação nessa área, isso é crucial para atletas. O objetivo dos exercícios de pêndulo é alcançar e manter uma gama completa e indolor de movimentos ou alongamentos. Também tem como objetivo fortalecer e melhorar a resistência do braço afetado. O exercício pendular é indicado para indivíduos que estão se recuperando de tendinite bicipital. Estes exercícios pendulares são projetados e executados corretamente por fisioterapeutas licenciados após uma avaliação cuidadosa com a devida supervisão de um médico. Nunca tente se automedicar ou executar qualquer um desses exercícios sem antes consultar um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível