Tipos de farinha usadas para fazer massas de pizza

Escrito por nick marshall | Traduzido por paula soares
Tipos de farinha usadas para fazer massas de pizza
Escolha uma das várias opções de farinha para preparar uma pizza única e crocante (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Com tantas opções de ingredientes possíveis para cobrir uma pizza — como "pepperoni", diferentes tipos de queijos e "catupiry" —, é fácil se esquecer da massa, que é a base do prato. Mas nenhuma pizza vale o seu peso em calabresa e queijo se a massa não for saborosa. Independentemente se optar pela clássica massa branca ou algo mais exótico, o segredo do sucesso está na farinha utilizada para prepará-la.

Farinha de trigo branca

A farinha de trigo branca é o tipo mais comum de farinha usada para fazer massas de pizza. Ela é refinada, e produz uma quantidade média de proteínas de glúten — essas proteínas dão liga à massa, resultando em um interior macio e um exterior crocante.

Tipos de farinha usadas para fazer massas de pizza
Farinha de trigo branca (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Farinha de trigo integral

Ao contrário da farinha de trigo branca — que foi refinada, a fim de remover a baga do trigo —, a farinha integral ainda contém o farelo e gérmen do trigo, altamente nutritivos. Ela possui pouco glúten e, portanto, produz uma massa mais resistente. Por essa razão, é geralmente combinada com a farinha branca, de forma a se obter o melhor das duas: nutrição e textura. A massa feita com trigo integral é saudável e uma excelente para pizzas artesanais, que levam muitos ingredientes.

Tipos de farinha usadas para fazer massas de pizza
Farinha de trigo integral (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Farinha de pão

A farinha de pão é uma farinha branca, como a farinha de trigo comum, mas possui um alto de teor de proteína — normalmente entre dez a 15 por cento —, sendo perfeita para pizzas mais volumosas, feitas em uma máquina de pão. Assim como a farinha de trigo integral, ela também pode ser combinada com a farinha de trigo branca, para produzir uma massa customizada e mais econômica.

Farinha de centeio

Farinhas alternativas, como a de milho ou de centeio, também podem ser utilizadas na confecção de pizzas, embora o resultado, em termos de sabor, não seja tão tradicional. Por exemplo, a farinha de centeio combinada com a farinha de trigo,para adicionar glúten, e com sementes de cominho, para adicionar sabor, resulta em uma excelente base para uma pizza mais exótica. Já a farinha de milho, confere um toque mais regional à massa. Se tiver dificuldade em encontrar uma receita adequada, experimente seguir uma receita de massa de trigo integral, substituindo a quantidade indicada de farinha integral por cerca de 2/3 de farinha alternativa e adicionando 1/3 de farinha de trigo refinada (além de qualquer outra farinha já adicionada) .

Tipos de farinha usadas para fazer massas de pizza
A farinha de milho pode criar uma deliciosa massa de pizza (lsantilli/iStock/Getty Images)