Tipos de fechos para roupas

Escrito por kathryn hatashita-lee | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de fechos para roupas
Use um cinto com ilhós ou fechos de pressão (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os fechos nas roupas são tanto funcionais como decorativos. Certos tipos de fecho de pressão, por exemplo, configuram um enfeite que lembra um botão redondo, ainda que não precise de um buraco para ele. Esses fechos oferecem uma alternativa para os zíperes que ocasionalmente são danificados ou quebram. Os fechos ajudam a reforçar certa parte da roupa e dão firmeza estrutural.

Outras pessoas estão lendo

Ilhós

Os ilhós redondos se parecem com anéis de metal ou plástico que ajudam a sustentar buracos. Um cordão ou um laço que passa através do buraco é também conhecido como olho. Um ilhó de pressão ou um aplicador de ilhós e um pequeno martelo ajudam a prendê-lo na roupa (veja referência 3). Exemplos de ilhós são encontrados em sapatos ou roupas com laços. Um cinto com ilhós permite que a pessoa ajuste o seu tamanho colocando uma fivela de pino de metal no buraco reforçado.

Gancho e laço

Um fecho de gancho e laço, também conhecido como velcro, funciona como um fio que se prende ao laço de uma roupa. O engenheiro suíço George de Mestral desenvolveu o fecho de gancho e laço que é formado por duas tiras - uma com pequenos ganchos e outra com os laços. As tiras são presas em partes sobrepostas da roupa, como a plaqueta da frente de uma jaqueta de chuva.

Gancho e olho

O gancho e os olhos consistem em duas partes que se conectam. A parte do gancho é feita em formato curvado com pequenas aberturas para permitir a costura à mão. A parte do olho lembra o formado de U com um laço de metal em cada ponta. Os pontos costurados à mão prendem os ganchos à roupa. Um conjunto de gancho e olho ajudam a fechar a gola de um vestido. Os maiores são usados para prender a cintura de uma saia ou um par de calças. As características da fita de gancho e olho consistem em duas tiras de tecido: uma com uma fileira de ganchos e outra com uma fileira de olhos.

Pressão

Os fechos de pressão são caracterizados por discos que se conectam. Aqueles feitos de metal ou plástico são costurados à mão nas roupas, enquanto outros necessitam de um aplicador específico para prendê-los. Os dois tipos são o estilo pós e o forcado. O primeiro caracteriza-se por uma haste que se prende ao tecido. Já o segundo caracteriza-se por forcados ou dentes de metal que se prendem ao material da roupa. O primeiro é mais usado em tecidos mais pesados ou jeans. O segundo é bom para roupas de crianças e jaquetas leves. As tiras de pressão são duas tiras de tecido com prendedores de pressão enfileirados que se juntam para fechar a roupa, seja na parte da frente de uma jaqueta ou em uma blusa Henley.

Fechos alternados

Os fechos alternados são normalmente feitos de madeira, chifre de búfalo, metal ou plástico. Ao contrário do botão em formato de disco, esse fecho é normalmente longo e fino. O casaco duffel caracteriza-se pelos quatro fechos alternados, também conhecidos como "dentes de morsa". Esses fechos prendem-se aos laços de corda ou couro para ajudar a prender a frente do casaco. Uma pessoa usando luvas é capaz de prendê-los e desprendê-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível