Tipos de flores anuais para canteiros com vegetação rasteira

Escrito por cathy welch | Traduzido por luiza g. brando
Tipos de flores anuais para canteiros com vegetação rasteira
A vegetação rasteira de floração anual acrescenta cores rápidas à paisagem (vinca spring flowering carpet image by starush from Fotolia.com)

As plantas rasteiras são necessárias quando se tem um espaço na paisagem que é uma transição entre o gramado e as áreas de jardim, um espaço com formato estranho e confinado, difícil de aparar; um espaço onde a grama não cresce; ou uma área onde o controle da erosão é essencial. A vegetação rasteira de floração é uma ótima maneira de acrescentar cor à paisagem, sendo que as plantas anuais são o modo mais rápido de estabelecer tal espaço.

Sol total e sombra parcial

Inúmeras plantas rasteiras de floração anual, amantes do sol, estão disponíveis. A Lobularia maritime, ou alisso-doce, floresce em branco e roxo e tem o crescimento baixo, com aproximadamente dez centímetros de altura. Para uma planta mais alta, a alegria-dos-jardins, ou Salvia splendens, ama o sol e cresce até 80 cm de altura. A sálvia anual existe em rosa, roxo, vinho, salmão, laranja e branco. O agerato, ou mentrasto, cresce até 15 cm de altura e é uma planta rasteira consistente e fácil de cultivar. Plante margaridinha-branca (Chrysanthemum paludosum) para uma vegetação rasteira atraente e amante do sol. A margaridinha-branca cresce até 20 cm de altura e apresenta flores brancas com miolo amarelo. As petúnias estão disponíveis em muitos tons, incluindo branco, rosa, roxo, lavanda e vermelho. Plante variedades com corola dupla, para maximizar as cores na paisagem.

Tipos de flores anuais para canteiros com vegetação rasteira
A alegria-dos-jardins é uma planta rasteira fácil de cultivar (red salvia image by Michelle Reimers from Fotolia.com)

Tolerantes à sombra

Embora consiga crescer com um pouco de sol, a Impatiens walleriana é popular por causa da capacidade de prosperar na sombra. A Impatiens está disponível em uma variedade de cores, incluindo coral, rosa, branco, vermelho, violeta e roxo, e é conhecida por se autopropagar de ano a ano. Outra planta rasteira de floração anual amante da sombra é a begônia (Begonia semperflorens-cultorum). Embora ela tolere o sol, a begônia acrescenta um toque de cor às áreas sombreadas, com flores em vermelho, branco ou rosa. A lobélia (Lobelia erinus) floresce em branco, azul ou roxo e costuma atingir alturas entre dez a vinte centímetros. A brovália (Browallia speciosa) cresce como uma planta anual e está disponível com flores de tom azul profundo, roxo ou branco. Essa planta perene tenra cresce como uma flor anual e atinge entre 30 e 60 cm de altura.

Tipos de flores anuais para canteiros com vegetação rasteira
A Impatiens é uma boa escolha de vegetação rasteira na sombra (impatiens image by palms from Fotolia.com)

O melhor para controlar a erosão do solo

A ervilhaca-peluda (Vicia villosa Roth) pode ser cultivada como uma planta anual resistente, cujas flores brancas e roxas acrescentam cor à paisagem, ao mesmo tempo em que a planta em si providencia um ótimo controle de erosão. O mímulo (Mimulus spp.) produz uma flor amarela e cresce até 80 cm de altura. A sálvia (salvia spp.) também é uma boa planta de floração para controlar a erosão. Essa planta está disponível em variedades com flores azuis, roxas ou vermelhas.

Tipos de flores anuais para canteiros com vegetação rasteira
Plante vegetação rasteira anual para prevenir a erosão (erosion im regenwald image by Michael Fritzen from Fotolia.com)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível